Amazon está aprovada para lançar satélites do projeto Kuiper

No início de fevereiro, a Comissão Federal de Comunicações (FCC), agência reguladora de telecomunicações nos Estados Unidos, aprovou o lançamento e operação dos mais de 3.230 satélites do Projeto Kuiper, da Amazon. Para isso, a empresa precisou atender alguns requisitos relacionados ao lixo espacial e medidas para evitar colisões na órbita baixa da Terra.

Em 2020, a Amazon recebeu aprovação regulatória da FCC para a constelação de satélites do projeto Kuiper, sob a condição de que garantisse aprovação regulatória para um plano atualizado de mitigação de detritos orbitais. Agora, a agência concluiu que o plano foi suficientemente desenvolvido para permitir a implantação dos satélites.

Em um comunicado, a FCC destacou que acatar a solicitação da Amazon, sujeita aos requisitos e condições especificados, irá atender o interesse público. “Nossa ação vai permitir que o [projeto] Kuiper comece a implantar sua constelação para trazer conectividade de alta velocidade a clientes em todo o mundo”, afirmaram.

Para a aprovação, a Amazon precisou atender requisitos para a mitigração do lixo espacial (Imagem: Reprodução/ESA)

Para atender as condições apresentadas pela FCC, a Amazon deverá enviar relatórios semi-anuais com detalhes das manobras de seus satélites para evitar colisões em órbita, devem descrever se algum deles perdeu a capacidade de se afastar de outros objetos, entre outros indicadores de riscos.

Além disso, a FCC exigiu também que a Amazon remova seus satélites da órbita terrestre após os sete anos de missão, como uma forma de proteger estações espaciais. Ainda, o projeto terá que apresentar atualizações regulares sobre os esforços para evitar interferências em observações astronômicas e no impacto em lançamentos e reentradas de missões espaciais.

Vale lembrar que, além da aprovação por parte da FCC, a Amazon precisou enfrentar ainda objeções de empresas concorrentes, como SpaceX e Viasat. No ano passado, a Amazon fechou contratos para mais de 80 lançamentos com a Arianespace, Blue Origin e United Launch Alliance (ULA), para lançar a maioria dos satélites da constelação. Os protótipos KuiperSat-1 e 2, os primeiros satélites da constelação, devem ser lançados no primeiro trimestre de 2023.

FONTE: https://canaltech.com.br/espaco/amazon-recebe-nova-aprovacao-para-lancar-satelites-do-projeto-kuiper-240078/