out 05

A Amazon encontrou uma maneira segura de entrar no varejo físico – e já está começando

A varejista está abrindo a “Amazon 4-star”, que trará apenas os produtos mais avaliados (em 4 estrelas ou mais) por seus clientes na loja online

Uma das ferramentas existentes na maioria dos e-commerces é a possibilidade de avaliar e escrever sua opinião após comprar e usar um produto, o que acaba servindo de recomendação para os próximos usuários. A Amazon possui essa característica e agora está utilizando-a para entrar no varejo físico com mais segurança, trazendo apenas os produtos que mais são bem-aceitos por seus clientes, o que a faz ter uma garantia maior de que a loja física fará sucesso.

A varejista está abrindo, nesta quinta-feira (27), sua primeira loja com seus produtos best-sellers. Localizada em Nova York, no SoHo, e chamada de “Amazon 4-star”, a loja disponibiliza a venda dos produtos que possuem avaliações de quatro estrelas ou mais, são os mais vendidos, novos ou uma tendência.

“Nós criamos a Amazon 4-star para ser um local no qual consumidores podem descobrir produtos que eles irão amar. A seleção da Amazon 4-star é um reflexo direto dos nossos clientes – o que eles estão comprando e o que eles estão amando”, disse a varejista no post em que anunciou a novidade.

Na loja, será possível encontrar produtos variados – tal como no e-commerce -, como dispositivos eletrônicos, produtos para a cozinha, brinquedos, livros e jogos. Juntos, todos os produtos da loja ganharam mais de 1,8 milhões de avaliações 5 estrelas dos consumidores.

Além da seleção de produtos já pré-existente para integrar o portfólio da Amazon 4-star, a varejista também os divide em categorias como “Os mais desejados”, com os produtos que mais aparecem nas listas de desejo no site; “Trending Around NYC”, com os itens mais comprados pelos nova-iorquinos; “Frequentemente comprados juntos”, semelhante à lista dos “também foram vistos” do site, e “Amazon Exclusives”, com produtos vendidos apenas pela varejista.

Além disso, cada produto possui cards com opiniões dos clientes e o número de estrelas atribuídas na Amazon, o que, segundo a varejista, “torna divertido e fácil de comprar”. Na loja, será possível comprar desde jogos de tabuleiro, panelas e produtos da própria Amazon – como o Echo Spot e Fire, com o benefício de poder testá-los antes de comprar.

Para incentivar que mais clientes se tornem membros Prime, os assinantes do pacote premium da Amazon poderão comprar os produtos por um preço menor na loja. Os consumidores que optarem por esse preço e ainda não forem Prime poderão iniciar o período de testes de 30 dias e irão receber o benefício imediatamente na loja.

A Amazon no varejo físico

Segundo a Bloomberg, as outras lojas físicas da varejista vão desde livrarias – o modelo de negócios inicial da Amazon, porém online -, as unidades do Whole Foods Market (devido à aquisição da rede no ano passado), e as conveniências da AmazonGo, que não possuem caixas de pagamento – os usuários apenas pegam os produtos que desejam e o valor é cobrado automaticamente em suas contas da Amazon. Inclusive, deveremos ver cada vez mais lojas físicas da Amazon pelos Estados Unidos – a varejista pretende abrir mais 3 mil unidades da AmazonGo e, com a Amazon 4-star, o e-commerce criado por Jeff Bezos parece estar procurando a melhor forma de impor sua presença física no varejo.

FONTE: StartSe