Amazon é o principal e-commerce na mente dos brasileiros, mostra relatório da NielsenIQ Ebit

Uma recente pesquisa de “Intenção de Compra e Top Of Mind”, da NielsenIQ Ebit Brasil, revelou que 19% dos brasileiros têm a Amazon como principal marca de e-commerce quando vão realizar suas compras online. Este resultado coloca a empresa em primeiro lugar no ranking pela terceira vez consecutiva.

Com um mercado de e-commerce cada vez maior, mais veloz e democrático, ter o cliente como foco de suas ações foi fundamental para a Amazon se destacar. De acordo com a pesquisa, em 2022 o número de pessoas que compraram online pela primeira vez aumentou 21% em relação ao ano anterior.

Para Marcelo Osanai, líder do E-commerce da NielsenIQ Ebit, existe um potencial de consumo e benefício do canal de e-commerce que fica bem evidente na pesquisa. “É um setor que ainda está se consolidando. Prova disso é que, mesmo com os altos avanços no pico da pandemia, ele segue crescendo: em relação a 2021, houve o aumento de 7,9% na quantidade de pedidos online, o que é bem relevante, e mostra a força de e-commerces como a Amazon”.

Cultura focada no cliente

Hoje a Amazon possui mais de nove mil funcionários diretos e indiretos, distribuídos em 11 Centros de Distribuição e 14 Estações de Entrega por todo Brasil — e um escritório corporativo em São Paulo. Além do foco no cliente, a empresa inclui diretrizes próprias para promoção constante de inovações, criação de melhores abordagens na resolução de desafios e priorização da segurança e bem-estar de suas equipes.

“O caminho para conquistar o coração do consumidor é construído como uma via de mão dupla e a multiculturalidade é muito importante dentro da Amazon”, acredita Pedro Virissimo, gerente Comercial da Amazon no Brasil. Para ele, o foco no cliente é o principal princípio de liderança da Amazon e impacta direta e positivamente na decisão de consumo.

Mariana Della Corte, líder em Saúde e Segurança do Trabalho na Amazon Brasil, completa: “Buscamos ser a melhor e mais segura empresa para se trabalhar no mundo. Reconhecemos que nossos times são o coração e a alma da experiência do cliente. Aprendemos muito com nossa cultura e as vivências em outros países e, no Brasil, temos ações importantes que focam no aprimoramento do ambiente de trabalho, para ser a empresa número 1 para consumidores, equipes e parceiros”.

Amazon no Brasil

A Amazon chegou ao Brasil em 2012, junto do lançamento do Kindle. Depois disso, vieram os livros físicos, em 2014, e a expansão para o Marketplace em 2017. Em 2019, foi lançado o Amazon Prime e, um ano depois, chegou ao país o FBA Logística, programa disponível para vendedores tornarem-se parceiros. Hoje, ela conta com uma estrutura completa de operações no território nacional, e segue uma cultura única para entregar o melhor para o mercado e para seus consumidores.

“Na Amazon acreditamos que, por sermos uma empresa que cresceu e se internacionalizou muito rápido, a necessidade de ter uma cultura forte, atraente e clara é de extrema importância para oferecermos a melhor experiência para nossos clientes. Com isso, podemos atuar de forma ágil e assertiva em diferentes países ou áreas de negócios”, diz Thomas Kampel, líder de Relações Públicas da Amazon no Brasil.

FONTE: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/amazon-e-o-principal-e-commerce-na-mente-dos-brasileiros-mostra-relatorio-da-nielseniq-ebit