jun 10

Amazon agora permite que você prove tênis através do celular

A varejista está usando realidade aumentada para ajudar os clientes nas compras online

Já quis comprar tênis pela internet e ficou em dúvida se combinaria com o seu estilo? Agora, clientes da Amazon nos Estados Unidos e Canadá poderão usar realidade aumentada para testar os calçados nos próprios pés.

A novidade está sendo chamada de “Virtual Try-On for Shoes” e tem o objetivo de ajudar os clientes nas compras online. Por enquanto, está disponível apenas no aplicativo da Amazon para usuários de iOS – a empresa não afirmou quando estará disponível no Android.

Embora os clientes ainda não possam provar o conforto do tênis, eles poderão visualizar como vestem modelos de diversas marcas. New Balance, Adidas, Reebok, Puma, Superga, Lacoste, Asics e Saucony são algumas das opções disponíveis para o teste virtual.

“Nós estamos animados em apresentar o Virtual Try-On for Shoes, assim os clientes podem testar, com conveniência, milhares de estilos de marcas que eles conhecem, onde quer que estejam. Nós estamos ansiosos para ouvir e aprender com o feedback dos consumidores ao passo que continuamos a melhorar a experiência e expandimos para mais marcas e estilos”, contou Muge Erdirik Dogan, presidente da Amazon Fashion, no anúncio.

COMO FUNCIONA?

Animated Sticker

Na prática, o cliente deve usar o smartphones e ter o aplicativo de compras da Amazon baixado. Os modelos elegíveis terão o botão “Virtual Try-On”, que abrirá a câmera do usuário, que poderá se ver usando o tênis. Será possível variar entre as cores disponíveis e até mesmo tirar uma foto com os tênis virtuais.

POR QUE IMPORTA?

realidade aumentada é mais facilmente aplicável que a realidade virtual pois não requer um equipamento específico (a exemplo dos óculos). Pelo contrário: para utilizar, é necessário apenas um smartphone e acesso à internet. Lembra-se do fenômeno do Pokemón Go?

Não por acaso, a mesma tecnologia tem sido utilizada por outras varejistas. No Brasil, a Renner fez uma parceria com o Snapchat para que a clientela possa experimentar até três modelos de calçados através de realidade aumentada, no Snap Camera. O objetivo ainda é possibilitar a prova de bijuterias, óculos, relógios, maquiagens e etc. De acordo com o Snap, a probabilidade é 2,4 vezes maior de que os clientes comprem os itens.

E quem já está possibilitando a prova de maquiagem é a Lâncome, em seu site próprio. Os clientes decidem se desejam ligar a câmera para visualizar os produtos na própria pele ou se desejam carregar uma foto.

E não há limites para o uso de realidade aumentada pelo varejo. A Gucci, por exemplo, lançou um tênis que é 100% virtual. O valor de US$ 12 é apenas uma fração do que custa normalmente um calçado da marca de luxo, é claro.

calçado foi chamado de Virtual 25 e faz parte de uma parceria com a Wanna, empresa de moda especialista em realidade aumentada. Os compradores podem se ver usando os sapatos apenas quando ligam a câmera e também é possível tirar foto para as redes sociais.

FONTE: https://www.startse.com/artigos/amazon-realidade-aumentada-varejo