nov 01

Alunos do Recife são tricampeões de olimpíada de Robótica

Com o título, a equipe conquistou uma vaga para disputar o torneio mundial em Portugal no próximo ano

Pela terceira vez, alunos da rede municipal de ensino do Recife conquistaram a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com o título, a equipe The Monsters, da Escola Municipal Pedro Augusto, localizada no bairro da Soledade, na área central da Capital, conquistou uma vaga para disputar o torneio mundial em Portugal no próximo ano, na competição Robocup Junior. Essa será a quinta experiência dos estudantes em mundiais, que venceram a OBR em 2015 e 2016 antes do título deste ano.

A delegação campeã do evento, realizado no último fim de semana e um dos mais importantes da América Latina nas áreas de robótica e inteligência artificial, foi composta por 23 estudantes. As equipes Poetas Robóticos e DMC Evolution, das escolas municipais Poeta Jonatas Braga e Padre Antônio Henrique, conquistaram o segundo e quarto lugares, respectivamente.

O desafio da olimpíada deste ano foi a categoria Resgate. Durante a disputa, os robôs programados pelos estudantes do nível 1 (4º ao 8º ano) resgataram uma “vítima”, representada por uma bolinha, para a área de salvamento. Já os alunos do nível 2 (8º e 9º ano) deram continuidade à competição, suspendendo a “vítima” (representada pela bola) e colocando-a em uma área segura.

Projetos

 Paralelamente à olimpíada, a Mostra Nacional de Robótica contou com a apresentação de quatro projetos: o Eco Barco, um protótipo automatizado, que tem como proposta solucionar a poluição dos rios; o Clear Space, uma base lunar para o reaproveitamento do lixo espacial; a Frevobótica, um robô que dança ao som do frevo; e o drone como ferramenta no processo de aprendizagem.
FONTE: FOLHA PE