Alpargatas transforma sede em coworking, com app para check-in de funcionários

No escritório sem lugares fixos, funcionários podem agendar reuniões pelo aplicativo e ativar opção “não perturbe”

NOVA SEDE FOI INAUGURADA EM AGOSTO NA REGIÃO DO MORUMBI, EM SÃO PAULO (FOTO: DIVULGAÇÃO/ALPARGATAS)

Se o ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e a relação entre os funcionários de uma empresa, a Alpargatas, dona de marcas como HavaianasMizuno e Osklen, apostou na criação de um coworking dentro da própria sede.

Inaugurado em agosto na região do Morumbi, em São Paulo, o novo escritório da fabricante de calçados conta com três andares de ambientes colaborativos – e nada de locais fixos. O objetivo: aprofundar a conexão dos funcionários com as marcas e otimizar as relações de trabalho.

No antigo escritório trabalhavam 500 colaboradores, distribuídos em 14 andares. A mesa de trabalho de um funcionário podia ser a mesma, durante anos, e variava de tamanho conforme a hierarquia. Quanto maior a posição, maior o móvel. “As pessoas não se viam, não se encontravam e a comunicação entre as equipes não era tão efetiva”, conta José Roberto Daniello, Diretor de Pessoas da Alpargatas.

Ao assumir a área no início do ano, depois de Roberto Funari ter assumido o cargo de CEO em janeiro, Daniello ajudou comandar a transformação. A nova sede conta com novos ambientes e formatos. Entre eles, mesas com três a quatro lugares para equipes de projeto, sofás, salas para reuniões de videoconferência e arquibancadas.

Nova sede agora conta com novos ambientes e formatos (Foto: Divulgação/Alpargatas)

A grande novidade foram as mesas de trabalho: quem chega ao escritório pode ficar onde quiser, os funcionários não possuem locais permanentes. “A ideia era criar um ambiente de trabalho leve, mais conectado e com uma cultura forte. Por isso, saímos de um ambiente individual para um lugar mais colaborativo”.

Depois da mudança, mais um desafio: como não ficam mais divididos em departamentos nem se sentam todos os dias no mesmo lugar para trabalhar, os funcionário tiveram dificuldade em encontrar seus colegas de equipe para reuniões ou discussões. A saída foi criar uma ferramenta digital.

Desenvolvido pela equipe de Canais Digitais da Alpargatas, aplicativo SmartOffice mostra um mapeamento de todas as posições fixas e ambientes colaborativos do escritório, mostrando onde cada funcionário está e indicando os espaços disponíveis. Ao chegar, o usuário faz o check-in na estação que irá trabalhar, seja selecionando a posição desejada no mapa ou por meio das centenas de QR Codes espalhados entre o andares.

“Depois de realizar o check-in, o funcionário pode criar grupos de trabalho, agendar reuniões ou localizar colegas da empresa”, conta Fernando Casmala, Gerente de Canais Digitais da Alpargatas. O aplicativo oferece a possibilidade de organizar grupos, convidando outros colaboradores a dividir collabs ou sentar-se em estações de trabalho próximas.

Utilizando o aplicativo, o funcionário acumula pontos que podem ser convertidos em prêmios. Os últimos três vencedores do ranking de funcionários com a melhor pontuação no aplicativo ganharam um almoço com o CEO Roberto Funari. Além do check-in, o usuário também pode alterar seu startus para “disponível” ou “ocupado”, indicando que ele espera ser incomodado o mínimo possível. Há o modo home-office ou reunião externa, por exemplo. Pelo aplicativo, já são realizados aproximadamente 300 check-ins diários.

De acordo com Casmala, a iniciativa foi bem recebida e gerou resultados positivos. “O aplicativo permitiu otimizar os espaços e melhorar a comunicação entre as pessoas, além de trazer mais agilidade para o dia a dia”, diz.

FONTE:  ÉPOCA