nov 08

Alpargatas cria app de check-in para funcionários em escritório coworking

Com nova sede operando sem mesas físicas, solução foi criada para otimizar localização entre colaboradores e criar grupos de trabalho

Alpargatas, que controla marcas como HavaianasMizuno e Osklen, inaugurou em outubro um novo escritório em São Paulo, que tem como diferencial o fato de que não há locais fixos: a ideia é que os colaboradores possam conhecer outras áreas, produtos e pessoas dentro da companhia.

Apesar de bem recebido, esse novo modelo de trabalho trouxe uma situação que não havia sido prevista durante o processo de implementação: como as equipes não se sentam juntas, houve muitos casos em que colaboradores não conseguiam encontrar seus pares para discutir assuntos do dia a dia.

Escritório da Alpargastas em São Paulo Imagem/Divulgação

Para resolver essa questão, a equipe de Canais Digitais da Alpargatas desenvolveu o aplicativo Smart Office, que traz um mapeamento de todas as posições fixas e ambientes colaborativos do escritório, mostrando onde cada funcionário está e indicando os espaços disponíveis.

Ao chegar, o usuário realiza o check-in na estação em que irá trabalhar. Esse check-in pode ser feito ao selecionar a posição no mapa ou fazendo a leitura de um QR Code. Centenas destes códigos estão distribuídos entre os andares. Com o check-in realizado, seus colegas sabem exatamente onde está a pessoa a ser encontrada. O app oferece também a possibilidade de organizar grupos, convidando outros colaboradores a dividirem collabs ou sentando-se em estações de trabalho próximas.

No momento, a Alpargatas afirma que cerca de 300 check-ins são feitos em seu escritório por dia, sendo que o local abriga cerca de 500 funcionários. Para aumentar o uso, a equipe incluiu recursos de gamificação, fazendo com que o usuário acumule pontos a cada interação e premiando os primeiros colocados no ranking.

FONTE:CW