jan 06

Alienware Polaris é um conceito de eGPU que utiliza porta Thunderbolt 4

A Dell anunciou nesta semana um conceito para eGPU, equipamento responsável por aumentar as capacidades gráficas de um PC mais antigo, ou mesmo de um notebook simples: o Alienware Polaris. A novidade aparece pouco tempo depois da própria empresa ter desistido deste tipo de produto.

O notebook é uma das melhores formas para usar computador, mas ao mesmo tempo a experiência para jogos pode não ser a mais interessante. Seja por desempenho inferior da GPU que precisa lidar com calor em espaço confinado e consumo energético, ou então pela impossibilidade de upgrade deste componente. Para solucionar este dilema o eGPU foi criado.

Alienware Polaris (Imagem: divulgação/Dell)
Alienware Polaris (Imagem: divulgação/Dell)

Ele é um amplificador gráfico, que coloca uma GPU de desktop para rodar em um notebook, conversando com o PC por meio de um cabo Thunderbolt. Com isso você consegue desempenho forte em games, mesmo em um notebook sem placa dedicada. Também pode trocar o componente em algum momento.

Alienware Polaris aceita até GeForce RTX 3090

A Dell, pela Alienware, era uma das empresas que apostava, de certa forma, neste conceito, mas aparentemente desistiu da ideia. Agora, na CES deste ano, a marca americana mostrou um conceito chamado Alienware Polaris, que é basicamente a eGPU em uma carcaça mais…gamer.

Alienware Polaris (Imagem: divulgação/Dell)
Alienware Polaris (Imagem: divulgação/Dell)

O Alienware Polaris tem um visual mais parecido com um desktop gamer, vem com curvas no lugar de ângulos retos e conversa com o computador por um cabo Thunderbolt 4, mas também pode aceitar a conexão de geração anterior, ou mesmo USB 4. A fonte deixa de ser interna, mas garante 330 ou 425 watts de energia para a GPU presente no lado interno.

A placa por dentro pode ser até mesmo a potente GeForce RTX 3090, garantindo desempenho de ponta para praticamente qualquer jogo da atualidade, além de muitos games por alguns anos.

Por fim, a conexão USB faz o Alienware Polaris servir como hub para outras portas. No produto o gamer conta com plugues USB-C, USB-A e também conexão de rede. Como qualquer conceito, não existe previsão de lançamento e nem mesmo preço sugerido.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/05/reviews/alienware-polaris-e-um-conceito-de-egpu-que-utiliza-porta-thunderbolt-4/