fev 01

AirPods Pro 2 podem trocar Bluetooth por suporte de áudio lossless

Segundo uma patente encontrada pelo Patently Apple, a Apple pode trocar o Bluetooth por uma tecnologia própria de streaming wireless para os novos AirPods Pro 2. O objetivo é que os fones da companhia possam realmente reproduzir áudio lossless.

Pelas imagens da patente, a Apple está trabalhando em uma nova tecnologia de transmissão óptica de áudio para os AirPods Pro 2, que deve funcionar com o headset de RV em que a companhia vem trabalhando há tempos.

Imagem via Patently Apple / Apple

O sistema descrito na patente mostra um headset que funciona como fonte de áudio. O headset tem um transmissor que envia dados de áudio como sinal óptico e um transceptor de radiofrequência (Bluetooth). O sistema mostra ainda um fone wireless com receptor óptico para captar os dados de áudio enviados pelo headset.

Transmissão óptica de áudio oferece uma banda mais larga que o Bluetooth, permitindo que os fones reproduzam arquivos de áudio lossless e de alta resolução. Os AirPods atuais estão limitados ao codec AAC, que não oferece áudio realmente lossless. Isso significa que não é possível ouvir os detalhes mais finos da música, mesmo que a Apple Music tenha suporte para tal.

Mas a transmissão óptica de áudio também tem suas desvantagens, funcionando apenas em curto alcance e na linha de visão entre transmissor e receptor. Isso significa que não é possível transmitir música do celular no seu bolso para os fones, por exemplo. A patente aborda o problema incluindo um transceptor de radiofrequência, permitindo que os AirPods usem Bluetooth em caso de falha do sinal óptico.

No entanto, mesmo essa solução não é ideal, já que os usuários esperam som de alta resolução mesmo quando os fones não estão no campo de visão do iPhone. Mas vale apontar que o vice-presidente de acústica da Apple, Gary Geaves, disse em uma entrevista que “há vários truques que podemos usar para maximizar ou contornar os limites do Bluetooth”.

Quais são esses truques é algo que só saberemos quando os AirPods Pro 2 forem lançados oficialmente, o que, segundo rumores, deve acontecer mais para o fim de 2022.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/02/01/reviews/airpods-pro-2-bluetooth-audio-lossless/