Airbus define data para testar aviões movidos a hidrogênio

A Airbus já tem um cronograma pronto para iniciar os testes com seu avião movido a hidrogênio, o ZEROe. Segundo a empresa, a ideia é de colocar a aeronave para funcionar em exercícios de solo em 2023, de modo a conseguir chegar em 2035 com tudo pronto para o lançamento comercial e vendas para companhias aéreas.

Para isso, a gigante europeia confirmou a criação do Centro de Desenvolvimento de Emissões Zero (ZEDC), em Filton, no Reino Unido, feito em parceria com o Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ATI), que reservou cifras na casa dos 685 milhões de libras para serem investidas no próximos três anos.

A Airbus promete diferentes tipos de avião utilizando hidrogênio como combustível (Imagem: Divulgação/Airbus)

Em comunicado, a Airbus explica que a prioridade do ZEDC é de desenvolver um combustível criogênico de baixo custo e que seja suficiente para ajudar a mover aeronaves de porte comercial. Se os testes em solo começarem a acontecer em 2023, em 2026 é possível que esses aviões estejam em exercícios no ar.

“Estabelecer o ZEDC no Reino Unido expande as capacidades industriais internas da Airbus para projetar, desenvolver, testar e fabricar tanques de armazenamento de hidrogênio criogênico e sistemas relacionados para o projeto ZEROe nos quatro países de origem da Airbus.

Isso, juntamente com nossa parceria com a ATI, nos permitirá alavancar nossos respectivos conhecimentos para perceber o potencial da tecnologia de hidrogênio para apoiar a descarbonização da indústria da aviação”, disse Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus.

 

Vale lembrar que a Airbus é uma das empresas que mais se destacam no desenvolvimento de combustíveis alternativos para aviação. A empresa, inclusive, já realizou voos com aviões abastecidos com óleo de cozinha e outros aditivos.

FONTE: https://canaltech.com.br/avioes/airbus-define-data-para-testar-avioes-movidos-a-hidrogenio-218083/