Airbus Beluga transportará satélite com envergadura de um Boeing 767

A Inmarsat anunciou a viagem transatlântica com escalas para o mais recente satélite britânico.

O mais recente satélite I-6 F2 da Inmarsat viajará de Toulouse, na França, para a plataforma de lançamento da SpaceX em Cabo Canaveral em janeiro através de uma aeronave de transporte Airbus Beluga.

A Inmarsat, líder mundial em comunicações móveis globais por satélite, concordou com a Airbus Defence and Space para entregar seu satélite I-6 F2 através de uma série de “trampolins” através do Atlântico usando o A300-600ST (Super Transporter) da Airbus. A aeronave é mais conhecida como Beluga, graças à sua notável semelhança com a espécie de baleia.

A jornada verá o satélite deixar suas instalações de teste em Toulouse e fazer várias paradas para reabastecimento antes de chegar ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Os especialistas em espaçonaves terão aproximadamente três semanas para testes finais e integração da espaçonave com o foguete antes do lançamento do I-6 F2 em um SpaceX Falcon 9 em fevereiro.

Os dois satélites I-6 da Inmarsat (o primeiro foi lançado em dezembro de 2021) são os satélites de comunicações comerciais mais sofisticados já construídos. Eles fornecerão cobertura de comunicações por mais de 15 anos a partir de sua órbita geoestacionária: 36.000 km acima do Equador.

O I-6 F2 é um satélite de carga dupla, o que significa que pode transmitir sinais nas frequências de banda L e Ka da Inmarsat. É o próximo passo na rede revolucionária do futuro da empresa, ORCHESTRA, que atualizará amplamente seus serviços de conectividade global. A ORCHESTRA fornecerá maior capacidade e velocidades mais rápidas criando uma ‘rede de redes’: integrando as redes ELERA (banda L) e Global Xpress (banda Ka) da Inmarsat com 5G terrestre e satélites de órbita terrestre baixa (LEO) direcionados, para fornecer energia global mobilidade no futuro.

Será apenas a segunda vez que a Airbus transportará um satélite para a Flórida dessa maneira desde o lançamento de seu novo serviço Airbus Beluga Transport no início de 2022. A Inmarsat usou anteriormente a aeronave de carga Antonov-124 para entregar os satélites gêmeo I-6 F2, I-6 F1, para seu local de lançamento no Japão com a Mitsubishi Heavy Industries no ano passado.

O I-6 F2 é como seu gêmeo I-6 F1 é quase do tamanho de um ônibus de dois andares londrino, e quando suas células solares são estendidas para a largura total de 47 metros, ele tem uma envergadura semelhante à de um Boeing 767.

Rajeev Suri, CEO da Inmarsat, disse: “Construir, testar e lançar um satélite é bastante complexo e quero agradecer aos nossos talentosos especialistas da Inmarsat e da Airbus, que enfrentaram os novos desafios de transporte enfrentados pelo I-6 F2”.

Francois Gaullier, chefe de satélites de telecomunicações da Airbus, disse: “Estamos muito satisfeitos em entregar o segundo satélite I-6 usando o serviço Airbus Beluga para nosso cliente de longa data baseado em Londres, Inmarsat. Este satélite multibanda de última geração, mostrando novamente que a Europa é líder em inovação espacial, logo se juntará ao seu gêmeo em órbita, oferecendo a melhor capacidade da categoria para permitir que a Inmarsat forneça serviços em escala global”.

A Inmarsat concedeu à Airbus quase US$ 600 milhões para construir os dois satélites em 2015. Os satélites de comunicação têm uma vida útil esperada de 15 anos e pesam cerca de 5.470 kg cada.

FONTE: https://www.cavok.com.br/airbus-beluga-transportara-satelite-com-envergadura-de-um-boeing-767