Agrovoltaico: conheça o sistema que gera energia e produz alimentos

Cientistas estão estudando a estratégia, que pode ser uma solução para a crescente demanda por energia.

Uma revisão de estudos científicos feita por pesquisadores da Texas A&M AgriLife está reunindo o conhecimento já produzido sobre a energia agrovoltaica para compreender seu potencial. O sistema une a geração de energia limpa com o uso de painéis solares, aliada à produção agrícola e pecuária.

Essa estratégia pode ser tornar uma solução viável para atender a grande demanda por energia no Texas, Estados Unidos. Apesar de o estado ser reconhecido como um dos maiores geradores de eletricidade devido aos seus recursos energéticos renováveis e combustíveis fósseis, sua população está crescendo e, consequentemente, aumentando o consumo.

O artigo realizado pelos cientistas foi publicado na revista Science Direct.

O que é o sistema agrovoltaico e por que usar?

Se o Texas precisa de energia, por que não aumentar a quantidade de painéis solares no estado, por exemplo? Bom, a resposta é simples: o equipamento usado para gerar energia solar ocupa a mesma terra em que se planta e acaba prejudicando o meio ambiente. Nuria Gomez-Casanovas, Ph.D e professora assistente da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida do Texas A&M, explicou em detalhes as consequências citadas para o Tech Xplore:

Em um sistema fotovoltaico [energia solar], a vegetação é frequentemente removida ou mantida baixa sob os painéis solares, o que pode resultar na perda de biodiversidade associada à conversão e desmatamento de terras, bem como no aumento das temperaturas locais devido ao que é conhecido como efeito de ilha de calor fotovoltaico.

É por isso que o sistema agrovoltaico parece ser é uma abordagem mais adequada, já que combina agricultura e geração de energia solar. Na prática, o sistema funciona assim:

  • Os painéis são instalados em estruturas elevadas sobre a área agrícola.
  • Essas estruturas podem ser suportes fixos ou seguidores solares que acompanham o movimento do sol durante o dia.
  • Os painéis são posicionados de forma a garantir que a luz solar alcance as culturas plantadas abaixo. Isso é feito ajustando a altura e o espaçamento entre os painéis para que as plantas recebam a quantidade necessária de luz solar.
  • Entre os painéis solares, são cultivadas plantações de culturas agrícolas, como vegetais, grãos ou até mesmo pastagens para o gado.

Os benefícios

  • O sistema agrovoltaico otimiza o uso da terra ao permitir que painéis solares e atividades agrícolas coexistam na mesma área.
  • Segundo os cientistas, a combinação de painéis solares e cultivos agrícolas pode aumentar a produtividade da terra em até 60% em comparação com o cultivo de uma única cultura agrícola ou com a instalação de painéis solares separadamente.
  • A sombra dos painéis solares reduz a evaporação da água do solo, economizando água de irrigação, o que é benéfico em áreas propensas a secas.
  • Enquanto isso, a vegetação sob os painéis solares ajuda a reduzir o “efeito de ilha de calor fotovoltaico” local, mitigando o aumento das temperaturas.
  • O processo mostrou ainda que transição de áreas agrícolas com baixo teor de carbono no solo para sistemas agrovoltaicos pode promover o sequestro de carbono, desde que seja feita a seleção adequada de plantas, tipos de solo e práticas agrícolas.
  • Além disso, a gestão estratégica da vegetação sob os painéis, como o plantio de espécies amigas dos agentes polinizadores, pode promover a biodiversidade.

Desafios

Para implementar um sistema agrovoltaico, os produtores têm que pensar bem nos altos custos iniciais, na grande infraestrutura para o armazenamento e transmissão de energia, na necessidade de otimizar a seleção de culturas e configuração dos painéis solares, bem como na gestão dos riscos de produção.

Espera-se que a rentabilidade dos sistemas agrovoltaicos desempenhe um papel importante nas decisões dos agricultores de adotar o sistema. Do ponto de vista do produtor, há muitas questões que precisam ser respondidas.

Gomez-Casanovas, ao Tech Xplore

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/10/25/ciencia-e-espaco/agrovoltaico-conheca-o-sistema-que-gera-energia-e-produz-alimentos/