Agrotopus, da Valid, anuncia parceria estratégica com a Minasul

Agritech da multinacional brasileira vai ampliar a oferta de soluções digitais para a cooperativa, que comercializa mais de 1,2 milhão de sacas de café por ano

Agrotopus anunciou na última semana uma parceria estratégica com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). Com 6 mil cooperados, gerenciando café de mais de 150 municípios mineiros e com a comercialização de mais de 1,2 milhão de sacas de café por ano, a Minasul será a vitrine de soluções corporativas para o agronegócio desenvolvidas pela startup, em parceria com a própria cooperativa. A operação acontece no momento mais maduro da Agrotopus, que foi adquirida pela multinacional brasileira de soluções tecnológicas seguras Valid (B³: VLID3 – ON) em outubro.

A base atual de clientes da Agrotopus são as cooperativas de café que, juntas, somam 40% do mercado nacional e a Minasul, segunda cooperativa de café do Brasil com o maior volume em exportação de café, se destaca entre elas. O foco da parceria, nesta primeira fase, será oferecer as soluções ligadas à rastreabilidade segura e certificações sobre a origem e todo processo produtivo exigidas pelo segmento cafeeiro no setor nacional e para exportações para o cooperados da Minasul.

Entre as ferramentas estão a Fazenda Digital – com oferta de soluções em internet das coisas (IoT) para produtores de café e cooperativas; o Armazém Inteligente – acompanhamento online da movimentação de produtos e lotes dentro do armazém graças a identificação por etiquetas RFID (Radio Frequency Identification); e Marketplace – plataforma segura para a venda de itens de insumo ou consumo entre cooperados, cooperativas e outros players.

“Agora parte da Valid, a Agrotopus tem a oportunidade de oferecer soluções integradas de certificados e assinaturas digitais, internet das coisas, big data e blockchain. A expectativa é que em quatro anos a operação da Agrotopus represente 4% da receita total da companhia, levando em consideração apenas a atuação no segmento de café”, destaca Carlos Affonso d´Albuquerque, CEO da Valid. “Mas o objetivo da Valid é usar o que foi desenvolvido para o mercado de café para culturas diversas e também outras atividades econômicas”, completa.

FONTE: IT FORUM 360