A empresa do interior de SC que vai investir R$ 100 mi em tecnologia e já é um negócio em expansão

Empresa faturou R$ 288 milhões em 2022, está em crescimento e quer um polo de tecnologia para chamar de seu na capital de Santa Catarina.

Ivandro Tochetto, da FiberX: “Temos um projeto audacioso, que envolve muita tecnologia inovadora e automação, sustentabilidade e aproveitamento solar e de água”. (FiberX/Divulgação)

Chega um momento para as empresas que estão em expansão em que as suas sedes em que nasceram já não têm mais tamanho para as ambições do negócios.

É o caso da catarinense FiberX. A empresa, um negócio em expansão certificado pela EXAME, nasceu em 2008 em São Lourenço do Oeste. Hoje, é uma das maiores distribuidoras de equipamentos para redes de fibra óptica no Brasil e uma das principais distribuidoras da chinesa Huawei.

Com um faturamento de 288 milhões de reais em 2022, a empresa agora está com um plano de expansão que prevê a instalação de um centro de inovação e tecnologia no Sapiens Parque, um parque tecnológico e de inovação em Florianópolis.

O projeto prevê investimentos de mais de 100 milhões de reais e a criação de mais de 600 empregos.

“Estamos com excelentes expectativas para a concretização desse projeto, potencializando a capacidade de inovação de Florianópolis, e gerando emprego e renda”, diz o CEO e fundador da FiberX, Ivandro Tochetto. “Temos um projeto audacioso, que envolve muita tecnologia inovadora e automação, sustentabilidade e aproveitamento solar e de água”.

Desde a fundação, em 2008, a companhia já vendeu cerca de 6 milhões de produtos para mais de 5.000 clientes.

Como a FiberX virou um negócio em expansão

A FiberX é de 2008, mas a expansão da empresa começou mesmo em 2020. Na época, a empresa tinha cerca de 20 funcionários. Hoje, são mais de 300.

Para funcionar em todo o país, o 5G demandará investimentos em infraestrutura na ordem de 25 bilhões de dólares nos próximos anos, segundo a consultoria International Data Corporation (IDC Brasil).

A principal explicação para essa estimativa é a necessidade de instalar muitas e novas antenas país afora – comparativamente, o 4G precisou de poucas, e bem distantes umas das outras.

No caso da FiberX, ela fornece as tecnologias para ajudar na implantação do 5G, principalmente infraestrutura.

Além disso, nos últimos anos a empresa também deixou de atuar exclusivamente no mercado ISP (fornecendo soluções para provedores de serviços de internet). Atualmente, com escritórios em Itapema, Florianópolis, São Paulo e Curitiba, oferece tanto equipamentos de telecom quanto soluções e serviços para o mercado empresarial como um todo.

Um dos produtos disponibilizados pela FiberX, por exemplo, é o IdeaHub, que oferece reconhecimento inteligente de escrita a mão, videoconferência em alta definição e compartilhamento de telas sem fio. Essa solução transforma salas de conferência, escritórios executivos e salas de aula em espaços inteligentes.

A FiberX também atua no segmento de energia fotovoltaica. Com parceiros estratégicos, constrói usinas solares de grande porte, por exemplo, o projeto de uma usina solar para a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Empresa faz parte do maior anuário de empreendedorismo do Brasil

O crescimento da FiberX é certificado pelo ranking EXAME Negócios em Expansão, o maior anuário de empreendedorismo do país.

Com faturamento de 288 milhões de reais em 2022, a empresa registrou um crescimento na receita líquida de 34,8% em relação a 2021. Com isso, figurou na lista das empresas que estão crescendo suas operações no Brasil.

FONTE: https://exame.com/negocios/a-empresa-do-interior-de-sc-que-vai-investir-r-100-mi-em-tecnologia-e-ja-e-um-negocio-em-expansao/