Rede de crime na China recorria a drones para traficar smartphones

O mundo do crime não estagnou no tempo e também se soube adaptar ao potencial das novas tecnologias. Prova disso mesmo é a rede de tráfico de smartphones, transportados por drones, desmontada recentemente no sul da China.

As forças policiais de Shenzhen afirmam ter capturado um grupo de criminosos que usavam drones para transportar smartphones de contrabando entre Hong Kong e Shenzhen.

O problema dos drones

O uso de drones tem levantado diversas questões não só na China, como em muitos outros países um pouco por todo o mundo. Os drones têm levantado sobretudo questões de invasão de privacidade e de segurança (especialmente quando os drones são utilizados junto de aeroportos).

A China já possui regras apertadas que visam controlar a utilização de drones em zonas que possam colocar em risco a segurança dos aviões. A utilização de drones para tráfico, apesar de ser muito incomum, aparenta ser uma possibilidade real com a qual as autoridades chinesas estão agora a lidar. O país, que é o principal produtor de drones do mundo, encontra-se neste momento a considerar actualizar e expandir as suas regulações para o mercado e utilização destes dispositivos.

A polícia de Shenzhen afirmou que iria tornar-se mais atenta à criminalidade com recurso a tecnologia recorrendo a mais tecnologia de vigilância, incluindo drones. Assim sendo, o sul da China tornar-se-á um local onde drones policiais procuram drones criminosos. Isto não é ficção científica.

Zona de excepção económica

Hong Kong é uma zona económica e política de excepção do território Chinês. Assim sendo, as leis e regulações que se aplicam ao continente não se aplicam necessariamente à ilha, e vice-versa. Este facto explica que a circulação de bens entre a ‘fronteira’ possa ser classificada de contrabando ou tráfico.

FONTE: MAIS TECNOLOGIA