Starlink assina contrato com Pentágono para fornecer serviços de satélite para Ucrânia

O contrato com o Pentágono é um alívio para a SpaceX, controladora da Starlink, depois que Elon Musk, o presidente-executivo da empresa, disse em outubro que não poderia financiar indefinidamente a Starlink na Ucrânia, um esforço que ele disse custar 20 milhões de dólares por mês para manter.

Starlink, serviço de comunicações por satélite controlado pelo bilionário Elon Musk, assinou um contrato com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos para fornecimento de serviços de telecomunicações para a Ucrânia, informou o Pentágono nesta quinta-feira.

“Continuamos a trabalhar com uma série de parceiros globais para garantir que a Ucrânia tenha os satélites resilientes e as capacidades de comunicação de que precisa”, disse o Pentágono em um comunicado.

A Starlink foi usada pelas tropas ucranianas para uma variedade de tarefas, incluindo comunicações no campo de batalha.

O contrato com o Pentágono é um alívio para a SpaceX, controladora da Starlink, depois que Musk, o presidente-executivo da empresa, disse em outubro que não poderia financiar indefinidamente a Starlink na Ucrânia, um esforço que ele disse custar 20 milhões de dólares por mês para manter.

A Rússia tentou cortar e bloquear os serviços de internet na Ucrânia, incluindo tentativas de bloquear o Starlink na região, embora a SpaceX tenha combatido esses ataques fortalecendo o software do serviço.

O Pentágono não divulgou os termos do contrato “por razões de segurança operacional e devido à natureza crítica desses sistemas”.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/empresas/noticia/2023/06/starlink-assina-contrato-com-pentagono-para-fornecer-servicos-de-satelite-para-ucrania.ghtml