EUA dedicam fundo de universalização para 5G em áreas rurais

A agência reguladora norte-americana, a Federal Communications Commission (FCC), anunciou nesta quarta-feira, 4, um plano para lançar um fundo de US$ 9 bilhões exclusivo para implantação de 5G em zonas rurais dos Estados Unidos. O 5G Fund utilizará recursos do Fundo de Serviço Universal e será alocado por meio de leilão reverso, com destinação em áreas “difíceis de servir com populações esparsas e/ou necessidades de facilitação para implantação de agricultura de precisão”.

Em comunicado, o chairman da FCC, Ajit Pai, ressaltou que o 5G pode trazer mais benefícios que o 4G para as populações carentes em regiões afastadas nos EUA. “Queremos garantir que os norte-americanos desfrutem desses benefícios, assim como os residentes das áreas urbanas farão”, declarou, citando necessidades “únicas” em fazendas e ranchos nessas zonas rurais e uma reserva específica do novo fundo para a agricultura de precisão.

Esse novo mecanismo vai substituir um fundo específico para o serviço móvel, o Mobility Fund Phase II, que era destinado também às áreas rurais, mas com tecnologia LTE, e que não teve o resultado esperado. A FCC afirma ter conduzido 25 mil testes de velocidade em mais de 16 mil km dos Estados Unidos para medir o desempenho de rede e constatado que os mapas de cobertura submetidos pelas próprias operadoras “provavelmente superestimaram o alcance real de cada provedor e não refletem a experiência ‘real’ em várias instâncias”. A comissão diz que vai tomar “passos adicionais” para garantir que os dados de cobertura submetidos sejam precisos.

FONTE: TELETIME