Reconhecimento facial na China detecta doenças genéticas em recém-nascidos

Pesquisadores desenvolveram um software que identifica sinais no rosto que podem indicar mais de 100 disfunções do DNA, entre elas a Síndrome de Down e a de Cornelia de Lange

Pesquisadores de centros médicos pediátricos em Xangai, na China, desenvolveram um software de reconhecimento facial capaz de identificar sinais que indicam doenças genéticas em recém-nascidos. De acordo com reportagem local, o programa de inteligência artificial é o primeiro do tipo no mundo e foi criado para detectar mais de 100 disfunções do DNA.

O software, nesta etapa, será testado como um complemento a outras formas de diagnóstico em recém-nascidos. Assim, a tecnologia de reconhecimento facial torna-se uma aliada dos pediatras, e não uma substituta.

Bebês com doenças genéticas como síndrome de Down ou Cornelia de Lange podem apresentar sinais faciais característicos desde o nascimento. De acordo com a reportagem, crianças com síndrome de Down podem ter pequenas manchas brancas na parte colorida dos olhos, faces mais planas e olhos “em forma de amêndoas”.

A ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores em Xangai analisa uma base de registros médicos para encontrar padrões faciais em bebês com doenças genéticas. Com a técnica de deep learning, o algoritmo torna-se mais assertivo quanto maior a quantidade de dados analisados.

Na China, aplicações de inteligência artificial na área da saúde são cada vez mais comuns. A tecnologia foi utilizada para prever epidemias de gripe no país e no diagnóstico prematuro em casos de câncer. Além disso, há clínicas inteligentes que identificam, a partir de uma breve descrição de sintomas, a presença de milhares de doenças em poucos minutos.

FONTE: STARTSE