LUVA TRADUTORA DE LIBRAS E APLICATIVO DE CARONA INTELIGENTE SÃO DESTAQUES NO DEMODAY DO MASTERTECH

Projetos foram apresentados em um evento realizado em São Paulo

Demoday da Mastertech: oito propostas foram apresentadas (Foto: Amanda Oliveira )

Um médico que não consegue se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva. Esse foi o problema que Fernando Kenji, estudante de engenharia mecatrônica da Unicamp, e Pedro Castro, marceneiro, resolveram com uma proposta de startup cujo produto é uma luva que traduz libras para a língua portuguesa.

O projeto é fruto de uma imersão no programa Mastertech, curso de oito semanas, onde os participantes aprendem tópicos sobre programação, gestão de projeto, inteligência artificial e internet das coisas. A apresentação do projeto  em São Paulo.

A princípio Fernando queria criar uma startup de comida compartilhada, mas com tempo acabou mudando de rota e decidiu investir no ILibras. O negócio ainda está engatinhando, mas os empreendedores  já mostraram o protótipo da luva. Ela funciona à base de sensores que analisam as flexões dos dedos. “Os sensores enviam os sinais via Wi-Fi”, afirma Fernando.

Se um médico precisar se comunicar com um paciente surdo, por exemplo, basta baixar o aplicativo e utilizar a luva. Segundo Fernando, a estimativa é que a luva custe em média R$ 350.

Tinder das caronas

Os engenheiros Lucas Seleznevas Figueira, Felipe Blanes e Felipe Sardim decidiram levar para o mundo dos aplicativos a proposta de carona entre colegas de trabalho. A ideia surgiu antes da imersão no Mastertech. “Eu fico bem frustrado no trânsito. Se um amigo meu dirigisse, eu pagaria pela carona e pelo combustível sem problemas”, afirma Lucas.

Apesar de trabalharem com tecnologia, os empreendedores não tinham muita familiaridade com o desenvolvimento de software. Para tirar a sua ideia do papel, eles procuraram suporte de Mastertech para iniciar um curso de programação.

Como resultado, eles desenvolveram um aplicativo em que motoristas e passageiros de uma comunidade combinam caronas. “Por exemplo, uma universidade contrata o nosso serviço e nós fornecemos acesso para todos os alunos. Esse match de carona é só entre os estudantes, o que traz mais segurança”, diz Felipe.

Para usar a plataforma os usuários precisam se cadastrar e informar horário e o local de encontro. O aplicativo irá escolher as pessoas que deixam seu local de trabalho quase no mesmo horário. “ É um Intervalo de 15 minutos para mais ou para menos”, afirma Felipe.

Além disso, para oferecer carona, o motorista tem que ser um pouco flexível, pois talvez ele tenha que desviar um pouco de seu percurso para deixar o colega em casa.

No entanto, segundo os engenheiros, esse tempo é em média 15 minutos e como benefício o dono do carro consegue rachar a gasolina com alguém. No próprio aplicativo, já aparece uma sugestão de valor para o passageiro pagar o motorista.

Vamos marcar?

Foi a partir de uma tentativa frustrada de marcar um jogo de RPG com os amigos que Rodrigo Ceccato teve a inspiração de criar o Bora. Em parceria com os amigos Guilherme Vallone, Felipe Pavan e Eduardo Sampaio, ele desenvolveu um aplicativo para automatizar o processo de marcar os “rolês”.

Todos eles são estudantes de engenharia da computação, mas procuraram o Mastertech para aprimorar suas técnicas de programação. “A faculdade é muito teórica”, afirma Guilherme.

Se a pessoa quer fazer um happy hour com os amigos, ela pode utilizar a funcionalidade Bora Hoje, que avisa as pessoas o local e o horário de encontro. Já a função Bora Agora é para quem não quer esperar e quer fazer o rolê naquele exato momento. No Bora depois, as pessoas combinam um horário no dia para se encontrarem.

Há também a possibilidade de criar um evento dentro do aplicativo. Se o usuário quer marcar um churrasco, por exemplo, ele define um intervalo de tempo e seus amigos votam em quais são os melhores dias. O dia mais votado é escolhido pela plataforma.

Os estudantes pretendem monetizar o projeto a partir de anúncios e também sugerindo locais parceiros para o consumidor. “O aplicativo iria sugerir uma hamburgueria para pessoas que costumam ir nesses locais”, afirma Rodrigo.

Confira as outras propostas no Demoday: 

MyPlanner: uma ferramenta pra planejamento e acompanhamento do seu dia a dia.

Feira Orgânica: plataforma que conecta donos de pés de frutas, legumes ou verduras com potenciais consumidores.

EasyHealth: Uma plataforma onde é possível conectar profissionais como nutricionistas e  personal trainers com clientes.

VemKa: Projeto que visa proporcionar experiências novas e que tem como objetivo a saída da zona de conforto.

EasyChoice: aplicativo para resolução de uma problemática existente de decisões feitas em grupo através de um sistema de votação anônima.

Decoradoria: solução mais fácil, personalizada e econômica para quem quer decorar a casa.

FONTE: PEGN