Startups criam soluções para despoluir rios e lagos

Startup criou ferramenta que melhora a qualidade da água através da oxigenação

No Pequenas Empresas & Grandes Negócios dessa semana, mostramos a startup Biotecam, que fabrica tecidos a partir de micro-organismos, mas esse não é o único projeto da empresa.

Além dos tecidos, a startup desenvolve um sistema para auxiliar na limpeza de águas poluídas. Pode ser um lago, uma represa e até um rio. O empreendedor Ricardo Amaral Remer explica melhor no vídeo acima.

A oxigenação da água permite que bactérias aeróbicas se reproduzam e atuem na decomposição da matéria orgânica, o que ajuda na despoluição. A primeira melhora é em relação ao cheiro e, em seguida, a mudança é na aparência.

A startup já realizou um trabalho no lago do Parque Burle Marx, em São Paulo, melhorando visivelmente a qualidade da água em menos de dois meses. Há expectativa de instalar o sistema na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

É claro que a solução não pode ser a única utilizada se o objetivo é despoluir a água de fato. É preciso, por exemplo, combinar a ferramenta com outras iniciativas como investimentos em saneamento básico e tratamento de esgoto. Mas dá uma esperança ver a criação de projetos como esse, não dá?

FONTE: G1