CONHEÇA A IMPRESSORA 3D QUE CONSTRÓI PRÉDIOS E CASAS EM MENOS DE UM DIA

Sistema desenvolvido pelo MIT demora 14 horas para levantar estrutura de três metros de altura

Robô demorou 14 horas para levantar uma estrutura de três metros (Foto: Reprodução Youtube)

Nos últimos anos, a impressão 3D passou de uma curiosidade em feiras de tecnologia e se tornou uma opção viável para diversas empresas criarem todo tipo de coisas – a lista vai de chocolates até calçados esportivos. Agora, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) inventou uma maneira de usar a tecnologia para imprimir prédios também. Veja no vídeo abaixo.

O sistema desenvolvido pelos engenheiros do instituto consiste num braço de robô que esborrifa uma espuma capaz de se expandir, secar e se tornar sólida. Os sensores do sistema sabem exatamente o quanto a espuma crescerá e, conforme isso acontece, o braço do robô vai se levantando para completar o trabalho.

No vídeo divulgado pela instituição, um robô aparece construindo uma estrutura circular de três metros de altura em apenas 14 horas.

Segundo o MIT, o sistema pode ser usado para construir paredes de grossura variada e pode até utilizar outros materiais, diferentes da espuma. Uma vez que o sistema é completamente autônomo, pode ser uma ótima solução para construir abrigos em outros planetas ou na lua.

FONTE: PEGN