10 dicas para encontrar o coworking ideal

COWORKINGS: ESPAÇOS COMPARTILHADOS DE TRABALHO PODEM CHEGAR A 30 MIL NO MUNDO ATÉ 2022 (FOTO: THINKSTOCK)

Os espaços de coworking de fato conquistaram trabalhadores de todo o mundo, especialmente os freelancers. No Brasil, os primeiros surgiram nos grandes centros há cerca de 10 anos e hoje eles são centenas espalhados por todo o país. De acordo com um censo de março de 2017, são 810 espaços compartilhados de trabalho, sendo 62% deles em capitais.

A pesquisa Global Coworking, da DeskMag, projeta que até o fim deste ano, cerca de 1,7 milhão de pessoas estarão trabalhando em 19 mil coworkings pelo mundo. Até 2022, esses espaços podem chegar a 30 mil.

Se você tem interesse em adotar esse tipo de ambiente para trabalhar, compartilhando não apenas o espaço, mas também as ideias com um grupo de pessoas de diferentes áreas, escolher um coworking para chamar de seu pode ser uma tarefa tão difícil quanto contratar um funcionário.

Por isso, uma freelancer do Canadá listou 10 perguntas para serem feitas no momento de buscar um local de trabalho compartilhado. Lisa Evens, além de ser freelancer, cobre temas relacionados à saúde mental e física, entre eles, os hábitos que podem ter impacto na produtividade e satisfação com o emprego. Confira:

1. Quais são as opções de estação de trabalho?
A maioria dos espaços oferecem uma variedade de estações de trabalhos. Em alguns países, os valores podem variar se for uma estação individual ou parte de uma mesa comunitária ou um espaço mais privativo. Há ainda aqueles profissionais que nem precisam de uma mesa com cadeira, e um sofá ou pufe podem ser suficientes. Outros demandam computadores potentes e até mesmo multitelas. A escolha vai depender de qual tipo de trabalho você precisa fazer e o que é necessário para desempenhá-lo com eficiência.

2. O que mais posso ter em minha estação?
Muitos espaços oferecem wifi grátis e agrados como café e chá. Outros ainda incluem impressões e cópias, salas de reunião ou telefones. Há também aqueles com espaços para eventos de seus membros frequentes. Apesar de tudo isso parecer bastante atrativo, se essas ofertas não forem importantes para o trabalho que você desempenha, talvez você esteja pagando mais do que precisa por comodidades que nem usa.

3. Quem são os outros membros?
Uma das vantagens de um coworking é estar reunido com outros profissionais que têm habilidades diferentes das suas, mesmo que ainda na sua área de atuação. E, como não é um espaço para vendas, o fato de haver outros profissionais do mesmo setor não significa uma concorrência.

4. Com qual frequência vou utilizar esse espaço?
Para quem viaja com frequência, uma sugestão é frequentar um local que tenha parceria com coworkings em outras cidades. Parcerias podem render descontos.

5. Qual a atmosfera?
Assim como espaços tradicionais de trabalho, cada coworking tem uma personalidade. Por isso, visite diferentes opções e tente encontrar aquele que mais se aproxima do seu perfil e estilo trabalho.

6. Quais eventos o espaço oferece?
Os coworkings costumam promover eventos — pagos ou gratuitos — como workshops, oficinas, palestras ou até mesmo happy hours. Peça o calendário de eventos e confira se eles coincidem com suas necessidades e expectativas. Por outro lado, esteja atento se há muitos eventos acontecendo e se eles podem acabar sendo uma distração para o seu trabalho.

7. Oferecem um período de testes?
Muitos coworkings oferecem esse período de testes. Geralmente ele corresponde a um dia inteiro sem precisar pagar nada, mas há ainda aqueles que dão até uma semana para que a pessoa se sinta mais confiante.

8. Como é a conexão de wifi?
Wifi é um dos mais importantes itens de um coworking e a maioria deles oferece acesso livre e ilimitado. Mas confirme qual a capacidade e a velocidade oferecida. Alguns espaços são mais precavidos e contam com mais de um fornecedor de internet.

9. Qual tipo de café é servido?
Pode parecer pedante, mas para muitos profissionais o café é uma parte importante do dia e até mesmo essencial para desempenhar o trabalho. Se esse é o seu caso, prove o café (ou chá) oferecido no local. Você também pode procurar por coworkings que permitem levar sua própria cafeteira e outros itens para fazer a sua bebida.

10. Como é a comunidade?
O local tem um forte senso de comunidade? Veja como estão dispostas as estações de trabalho, observe como as pessoas se relacionam e se estão engajadas nos eventos sociais.

FONTE: ÉPOCA