jan 15

99 lança assistente de segurança para guiar passageiros

A person using a hands free phone clip whilst driving a car.

Quem usa os aplicativos de mobilidade, muitas vezes se questiona sobre a segurança dessa modalidade de transporte. E as plataformas têm procurado tornar a experiência dos passageiros mais confortável nesse aspecto. A 99 acaba de lançar um Assistente de Segurança, que torna mais fácil o acesso aos recursos disponíveis no aplicativo. A opção fica no escudo azul do app e reúne todas as informações e ferramentas disponíveis.

 Não é possível, por exemplo, escolher um motorista ou cancelar um pedido indiscriminadamente, mas dá para verificar que as credenciais do condutor (identidade, Carteira Nacional de Habilitação e documentação do carro) foram confirmadas pela 99. Outra opção é ativar sistemas de proteção quando um comportamento anormal for identificado – e isso pode acontecer durante ou depois da corrida.

Além disso, o Assistente de Segurança ajuda o passageiro a compartilhar o trajeto com contatos de confiança, gravar o áudio da viagem, acionar o monitoramento de corrida via GPS pela central de emergência da 99 ou ligar para a polícia. O monitoramento em tempo real serve para que o passageiro seja avisado quando houver alteração no trajeto ou seus contatos saibam se houver uma parada muito longa.

Já no fim da corrida, o usuário é informado de que ela foi finalizada pelo motorista e de que pode pedir ajuda ou deixar comentários. Segundo a 99, a tecnologia usa inteligência artificial para analisar as corridas individualmente e identificar alterações. “O objetivo é melhorar a experiência do usuário e facilitar a ativação das funcionalidades de segurança em caso de necessidade”, explica Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99.

Para os motoristas, a tecnologia está em fase de implementação. Todos eles devem ter acesso a ela nos próximos meses.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/01/15/noticias/99-lanca-assistente-de-seguranca-para-guiar-passageiros/