8 apps Android acusadas de fazerem parte de um esquema fraudulento

São raros os dias em que não há noticias menos positivas sobre o sistema operativo móvel da Google ou sobre o seu ecossistema. Além do malware encontrado em várias apps nas últimas semanas, há agora informações que um conjunto de 8 apps estão envolvidas num esquema fraudulento com o objetivo de obter dinheiro através de cliques em publicidade.

Conheça já quais as aplicações envolvidas neste esquema.

São 8 as apps que se suspeita estarem envolvidas num esquema fraudulento. De acordo com os dados, estas apps somam mais de 2 mil milhões de instalações e “desviavam” os cliques de publicidade para assim ganhar as respetivas comissões.

Quais as apps envolvidas no esquema fraudulento?

Clean Master, Security Master, CM Launcher, 3D Kika Keyboard, Battery Doctor, Cheetah Keyboard e CM Locker, que pertencem à empresa chinesa Cheetah Mobile e a app CM File Manager, que pertence à empresa Kika Tech, são as apps suspeitas de fazerem parte deste “novo” esquema.

Por exemplo, a app Clean Master foi descarregada mais de 1 milhão de vezes. Esta app tem como objetivo fazer uma limpeza ao sistema.

 

O caso ainda é bastante recente e a Google já removeu da loja de aplicações as apps Battery Doctor e CM Locker. Do lado da Cheetah Mobile já foi emitido um comunicado que refere que tal problema pode estar associado a um SDK de terceiros. A Kika Tech já veio negar qualquer intenção de fazer parte de esquemas fraudulentos.

FONTE: PPLWARE