fev 28

7 coisas impressionantes que os drones já fazem

Os drones não servem apenas para captar espetaculares imagens a partir dos céus… Conheça as mais originais e “rebuscadas” utilizações que estão a ser dadas a estes úteis gadgets, especialmente nas áreas do comércio, saúde e outros ambientes profissionais.

Há uma boa dezena de anos, falar de drones era o mesmo que falar de pequenos aviões não tripulados que forças militares utilizavam para levar a cabo missões especiais em cenários de guerra, por exemplo. Pouco tempo depois, a principal associação que fazemos quando ouvimos o termo mudou drasticamente. Passou a designar equipamentos eletrónicos equipados com quatro hélices, movidos a energia elétrica e que podemos controlar com um comando por rádio.

Mais: num ápice estes gadgets passaram a ter preços perfeitamente comportáveis para o amante de tecnologia dos tempos modernos. O objetivo principal? Captar vídeo em alta definição, visto que um drone surge praticamente sempre associado a uma câmara integrada na estrutura. O objetivo secundário? Serem o novo fenómeno ao nível dos “carros telecomandados” dos anos 90, desta vez do alto dos céus…

Entretanto, a DJI assume-se claramente como a principal marca/fabricante de drones domésticos e profissionais, virando esta passagem de ano com um portfólio que inclui drones com preços para todas as carteiras e com características apropriadas para vários tipos de utilização.

Mesmo com alguma concorrência no mercado, que também faz um bom trabalho de ano para ano, a marca chinesa foi a primeira a lançar – e logo em simultâneo! – um drone com câmara com zoom ótico e um outro com uma câmara com a qualidade da Hasselblad, uma reconhecida marca de câmara digitais de topo. Facilmente consegue conferir as características desta nova gama DJI Mavic 2 neste “apanhado” dos melhores drones 4K lançados no final de 2018.

Os drones são uma categoria de produto que poderiam fazer com que criássemos uma coleção com dezenas de artigos, percorrendo funcionalidades, modelos, tipos de utilização… Contudo, o propósito deste artigo passa antes por resumir as possibilidades mais “fora da caixa” que um dispositivo voador como um drone pode trazer.

E isto sob um ponto de vista positivo (como pode ser distribuir vacinas em locais remotos (e carenciados do planeta) e também numa perspetiva menos boa, como são exemplos os cada vez mais frequentes episódios de interferências de drones no normal funcionamento da aviação comercial. Portugal não é exceção numa tendência que começa a ser uma ameaça preocupante um pouco por todo o mundo

Já sabemos que existem drones para todos os gostos, bolsas e tipos de uso; também já conhecemos o potencial de diversão e entretenimento que estes gadgets adicionam aos tempos livres de qualquer amante da tecnologia; e sabemos o que um drone 4K é capaz de fazer ao nível da captação de vídeo.

FONTE: SAPO TEK