6G: LG testa com sucesso a transmissão de 1 TB de dados

Sinal funciona com uma faixa de frequência de 155 a 175 GHz e promete taxas até 50 vezes maior que o 5G

Enquanto as redes 5G ainda estão começando a ser implementadas na grande maioria do mundo, algumas empresas já estão focadas em desenvolver a próxima geração de internet móvel. Atualmente a LG é uma das mais avançadas no desenvolvimento da nova Rede 6G, que já está sendo testada pela empresa.

Rede 6G com velocidades de 6G de 1 terabit por segundo

De acordo com uma nota oficial da empresa divulgada hoje (14), ela conseguiu realizar com sucesso a transmissão e recepção sem fio de dados de 6G terahertz (THz) em um teste no Instituto Fraunhofer Heinrich Hertz (HHI) em Berlim, Alemanha.

LG afirma que o sinal estava na faixa de frequência de 155-175 GHz e alcançou uma distância de 320 metros ao ar livre, o que é visto como um passo significativo para a comercialização de 6G THz em áreas urbanas internas e externas. Segundo a empresa, o que torna esse feito importante é que nesse tipo de área é esperado uma distância de até 250 metros ao ar livre.

Apesar da distância alcançada no teste, a sul-coreana aponta que o alcance do 6G é bastante reduzido devido ao fato dele aproveitar as frequências de banda ultralarga. Por causa disso a equipe da empresa, junto com membros do Instituto HHI, desenvolveram amplificadores de potência de baixo ruído que melhora a qualidade do sinal de entrada.

Internet até 50 vezes mais rápida que o 5G

Em sua nota, a LG aponta que a expectativa é que a nova rede móvel comece a ser padronizada a partir de 2025, com a comercialização da tecnologia prevista para 2029.

Apesar de ser esperado um avanço significativo nas velocidades de pico em relação ao 5G, com novas informações apontando taxas até 50 vezes maiores e com uma latência 10 vezes menor, o foco da rede 6G não deverá ser a sua velocidade, mas sim trazer uma rede mais inteligente, globalizada e imersiva.

FONTE: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/28366/6g-lg-testa-com-sucesso-a-transmissao-de-6-thz-de-dados