5G: o que esperar da nova geração de tecnologia móvel?

MWC apontou os rumos para a quinta geração de tecnologia móvel, que revolucionará o marketing e o segmento de mídia em geral

O último Mobile World Congress (MWC), realizado em Barcelona entre os dias 25 e 28 de fevereiro, trouxe novidades sobre a tecnologia 5G, que proporciona conectividade mais ampla e rápida, além de otimizar as soluções em termos de marketing, mídia e internet das coisas (IoT).

O lançamento comercial da quinta geração de tecnologia móvel (5G) enfatiza que a tecnologia sem fio continuará a transformar a comunicação, a conectividade e até mesmo indústrias inteiras. Essa revolução será a base para a fabricação de carros que serão conduzidos sem motoristas e mudarão o dia a dia das pessoas, em questões como roupas, casas e até cidades inteiras.

“O Mobile World Congress está focado na próxima geração e muitos na indústria estão apostando fortemente no 5G, porque pode ser a tecnologia que trará uma mudança nunca vista na perspectiva de telas pequenas”, comenta Francesco Simeone, diretor-geral da Logan Media no Brasil, agência líder no desenvolvimento de estratégias de marketing móvel na América Latina.

Um dos anúncios feitos no Congresso teve a ver com o acordo da InMobi, plataforma independente de publicidade móvel do mundo, com a Microsoft para o uso do Azure, um sistema de dados seguro criado pelo gigante tecnológico, com o qual será possível garantir às empresas de telecomunicações a segurança em escala de negócios TruFactor, e também o uso de aprendizado da máquina. Este contrato da InMobi contribuirá com a Logan em sua atuação na América Latina tanto no que se refere ao desenvolvimento regional de soluções móveis como nos processos de remarketing.

Mas o que englobará o 5G?

A quinta geração de tecnologia móvel permitirá downloads mais rápidos e conexões mais eficazes. Esse poder será baseado em um melhor uso dos recursos de banda larga, que por sua vez podem ser combinados para criar soluções personalizadas com maior confiabilidade e capacidade de rede.

Além disso, o 5G também revolucionará o marketing e o segmento de mídia em geral, aumentando consideravelmente o consumo de vídeos online. As plataformas projetadas para o desenvolvimento de realidade aumentada e realidade virtual crescerão e melhorarão. O nicho de game também será alcançado, já que os serviços de streaming serão aprimorados e haverá maior otimização de download e economia de dados.

Quanto à internet das coisas, a nova geração de tecnologia móvel proporcionará melhorias na conectividade, o que permitirá respostas e soluções mais dinâmicas a partir dos dispositivos que estão em casa, em empresas ou prédios inteligentes.

“Embora o 5G seja lançada em escala por alguns anos, o foco para desenvolver o negócio na América Latina já está avançado, através de contatos com diferentes operadoras que permitirão aos países da região aderir ao fenômeno global”, completou Simeone.

Nos próximos meses, espera-se que as empresas mais importantes comecem a lançar seus dispositivos compatíveis com o 5G, o que ajudará com que seu uso seja adotado em maior escala, com o objetivo de ter um mundo mais inteligente e interconectado.

FONTE: CW