jan 12

5 treinamentos e certificações em SI que todo profissional da área precisa ter

Profissionais de Segurança da Informação precisam ter algumas aptidões para exercerem suas funções com eficiência. Dinamismo, habilidade para trabalhar em equipe, conhecimentos básicos de outros idiomas e empreendedorismo são algumas das competências fundamentais para o bom exercício da profissão. Existem alguns treinamentos e certificações oferecidos no Brasil por meio de parcerias internacionais com as melhores e maiores empresas do setor que são um fator determinante para que o profissional de SI se destaque no mercado de trabalho.

International Information System Security Certification Consortium – (ISC)²

O (ISC)² é uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo padrão de excelência nos treinamentos e certificações em Segurança da Informação. Dentre eles, três certificados são fundamentais para os profissionais do setor:

– CISSP – Certified Information Systems Security Professional: é o certificado mais abrangente e contempla os principais conceitos da segurança dos sistemas de informação;
– CSSLP – Certified Secure Software Lifecycle Professional: certificado voltado para todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de softwares e aplicativos;
– SSCP – Systems Security Certified Practitioner: certificado específico para profissionais que lidam com a rotina de infraestrutura dos sistemas de informação dentro de empresas.

Computing Technology Industry Association – (CompTIA)

A CompTIA é uma das principais vozes da indústria mundial da Tecnologia da Informação e lida com os interesses dos profissionais e empresas de TI em âmbito global. Oferece cursos e treinamentos como:
– Security +: fornece conhecimentos e habilidades introdutórias de segurança de TI.
– Network + : ensina as principais tecnologias de rede e é uma das exigências para o certificado de hackers profissionais.
– Cloud Essentials: envolve todas as práticas relacionadas à adoção da computação em nuvem.
– CSA+ – CompTIA Cybersecurity Analyst: essa certificação de segurança cibernética aplica análises comportamentais para melhorar o panorama geral de segurança de TI.
– CASP – CompTIA Advanced Security Practitioner: certifica a capacidade de julgamento e pensamento crítico, favorecendo o desenvolvimento de soluções objetivas em ambientes complexos.

Professional Evaluation and Certification Board – PECBPECB é uma organização especializada em padrões internacionais para pessoas, produtos e sistemas de gerenciamento. Oferece treinamentos com base nesses padrões:
– ISO 27001 Foundation: este curso estabelece as diretrizes para implementação e gestão de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) baseado na norma ISO / IEC 27001.
– ISO 27001 Lead Implementer: este treinamento é um intensivo de cinco dias que torna os participantes aptos à implementação de um SGSI também de acordo com a norma ISO / IEC 27001.
– ISO 27001 Lead Auditor: este curso também é intensivo e provê os conhecimentos necessários para realizar auditorias em SGSI e gerenciar equipes de auditores.

International Council of E-Commerce Consultants (EC-COUNCIL)

Baseado em Nova York, o EC-Council é uma organização internacional que desenvolve cursos e certificações na área de Segurança da Informação com aplicação para o Comércio Eletrônico. O EC-Council também premia, anualmente, empresas em todo o mundo que se destacam ao compartilhar conhecimentos e soluções na área de Segurança da Informação.

Pelo quinto ano consecutivo, a Strong Security Brasil, empresa brasileira especializada em treinamentos e certificações de segurança, recebeu o Circle of Excellence Award. “Receber esse prêmio é a coroação para um trabalho ao qual temos nos dedicado com tanto afinco. Além da parceria com o EC-Council, que nos tem permitido oferecer cursos como CND (Certified Network Defender), CEH (Certified Ethical Hacker), ECSA (EC-COUNCIL Certified Security Analyst) e o CHFI (Computer Hacking Forensic investigator). O fato de podermos trazer ao Brasil esses treinamentos e certificações internacionais nos faz ter a certeza que estamos contribuindo para o aprimoramento da Segurança da Informação no Brasil”, afirma Dario Caraponale, sócio da Strong Security Brasil (https://www.strongsecurity.com.br/).

Da parceria do EC-Council com a Strong Security chegou ao Brasil também o CCISO (Certified Chief Information Security Officer), um treinamento destinado à formação de executivos de Segurança da Informação de alto nível. Desenvolvido e mantido por profissionais experientes, tem como objetivo a transmissão e o compartilhamento dos conhecimentos à nova geração de profissionais do setor.
“Foi muito importante entender a gestão de segurança a partir da visão executiva. O Dario, nosso instrutor, consegue passar muito claramente cada um dos assuntos e dos tópicos que, desde o inicio, são bem cabíveis para a nossa área. Sem contar o networking que a gente faz. A gente acaba levando muitos amigos, novos contatos profissionais e novos parceiros ao final do curso”, comenta Rodrigo Haidar, profissional de SI há 16 anos que concluiu o curso EC-Council CCISO, acesse o site: https://www.cciso.com.br.

Saiba mais

A Strong Security Brasil é uma empresa especializada em Segurança da Informação, com amplo atendimento, consultoria e serviços gerenciados para todo o Brasil. Para mais informações sobre certificados e treinamentos voltados para os profissionais de SI, acesse o site: https://www.strongsecurity.com.br/.

FONTE: TERRA