5 previsões da Udemy para a educação no mundo

Sergio Agudo, Country Manager da Udemy Brasil, discutiu previsões da Udemy na educação e como humanos poderão superar máquinas.

A Udemy é o maior marketplace de educação do mundo, oferecendo cursos online de instrutores especializados para alunos adquirirem novas habilidades. A edtech – startup de educação – foi criada em 2010 pelo turco Eren Bali, motivado pelas difíceis condições de ensino que enfrentava no local. “Sua vida mudou quando teve acesso à internet e conseguiu se conectar com pessoas de todo o mundo, conseguindo chegar em segundo lugar em uma competição mundial de matemática”, comentou Sergio Agudo, Country Manager da Udemy Brasil.

Sergio Agudo apresentou a história da Udemy e as projeções da edtech para o futuro na EdTech Conference que aconteceu nesta quarta-feira (18). Agudo comentou que a Udemy surgiu para resolver um problema chamado “lacuna de habilidades”, na qual há uma diferença entre as habilidades que os empregadores desejam ou precisam versus a habilidade que a força de trabalho dos colaboradores oferece.

Por esse motivo, hoje existem dois tipos de habilidades profissionais: as hard skills e as softskills. “Como iremos competir com as máquinas? Parece uma questão futurística, mas a inteligência artificial afetará todas as indústrias, e a única forma de competir com as máquinas é focando mais nas soft skills”. Entre as soft skills, estão a liderança, comunicação, colaboração e gerenciamento do tempo, enquanto as hard skills são as habilidades formais de cada profissão.

Previsões da educação para o futuro

A Udemy realizou uma pesquisa no mundo inteiro, perguntando para empresas e pessoas quais são as previsões que eles têm para esse ano, e as opções que estão investindo e olhando com atenção. São essas:

  1. Machine Learning

As trilhas de aprendizado que hoje estão disponíveis na internet podem criar experiências de aprendizado adaptáveis e personalizadas através da tecnologia. “Podemos usar o algoritmo para antecipar uma trilha personalizada e vai ser mais eficiente na carreira de um estudante ou funcionário”, comentou Sergio Agudo.

  1. Gamificação

“A gamificação bem feita tem um impacto muito forte”, afirmou o Country Manager da Udemy Brasil. Segundo Agudo, a gamificação pode aumentar a motivação dos funcionários em 51,6% – e a motivação é um dos maiores benefícios em utilizar a tecnologia. Os jogos deixam de ser somente jogos e passam a ser verdadeiras experiências para os usuários.

  1. Realidade Virtual e Aumentada

A realidade virtual e aumentada, assim como a gamificação, contribuem para melhorar o engajamento e impactar o usuário, principalmente quando comparado com as soluções mais utilizadas hoje: livros e vídeos. “A única consideração sobre a realidade virtual e aumentada é o custo, como podemos fazer algo massivo com esses equipamentos, que ainda são caros”, disse Agudo.

  1. Aprendizado aplicativo e colaborativo

Para o Country Manager da Udemy, o aprendizado aplicado e colaborativo será a norma. “O aprendizado não pode ser só uma relação de instrução com o aluno, tem que ser balanceada e quanto mais interação houver, melhor”, comentou.

  1. Aprendizagem orientada pelo comportamento

A Udemy acredita que a aprendizagem será guiada pela mudança de comportamento. “Os títulos não serão mais tão importantes, mas sim os relacionamentos”, afirmou Sergio Agudo.

FONTE: StartSe