5 livros que você precisa ler para entender a China de verdade

Ludmilla Veloso, executiva brasileira que trabalha há três anos com o mercado digital da China, revela quais livros a ajudaram a se adaptar a uma nova cultura de negócios

Por Ludmilla Veloso, VP de Operações do app AirBrush, um produto da Meitu – unicórnio chinês com mais de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro. Trabalha com o mercado chinês desde o início de 2016. Trabalha no mercado mobile há mais de 9 anos.

 A China foi ignorada por décadas, mas se tornou, nos últimos anos, um dos destinos dos sonhos dos empreendedores. De repente, acabou a época do “Made in China” e o país está cada vez mais está na era da inovação. Como disse o presidente Xi Jiping, no seu discurso de posse em 2017: “A China será o laboratório do mundo”. Hoje, tudo o que acontece por lá vira um dos assuntos que mais desperta a curiosidade dos aficionados por tecnologia.

“Sabia que a China quase não usa mais dinheiro em espécie, e o substituiu pelos QR Codes do AliPay ou WeChatPay (entre outros, mas estes são os mais relevantes)? E o AliBaba, do Jack Ma? Baidu e Tencent? E não podemos esquecer do estouro que está sendo o Bytedance!”. Se todos estes nomes ainda causam confusão, é hora de se aprofundar no tema.

A seguir, vão algumas dicas de livros para você que se interessa de verdade em fazer “negócios da China”. Trabalhar com uma cultura completamente diferente da sua é um desafio grande e, se não fossem por esses e muitos outros livros, talvez eu não teria conseguido. Veja, abaixo:

China em dez palavras, de Yu Hua

Um dos primeiros livros que indico para as pessoas lerem. Primeiro porque é super simples de entender e muito bem escrito. Mais que tudo, é escrito por um chinês, ou seja, tem uma real perspectiva da realidade chinesa. O livro toca nas 10 palavras principais para você entender melhor como lidar com a China. Posso dizer que 2 palavras são as principais que vocês devem prestar bastante atenção: guanxi e mianzi.

Guanxi: é a maneira como os chineses definem os relacionamentos interpessoais, em que, se alguém faz um favor para você, você precisa retornar. Isso é muito importante na construção de qualquer tipo de coisa que você queira fazer com a China. Precisa ser muito pontual com tudo o que você se propõe a fazer, nada de marcar prazos e não cumprir, nada de dizer que vai aparecer tal hora e chegar 5 minutos depois. Manter sua palavra é muito importante nas relações com os chineses;

Mianzi: os chineses têm uma maneira muito peculiar de lidar com a sua reputação. É uma questão muito importante na sociedade chinesa e muitas vezes você vai encontrar comportamentos que, por vezes, para ocidentais, parecem exagerados, na tentativa de manter a reputação intocada e perfeita. A coisa mais importante para navegar os mares do mianzi é: falar de problemas em canais privados, de preferência com o seu chefe e a pessoa envolvida e falar coisas boas em grupos/canais públicos.

FONTE: STARTSE