out 22

4 Inovações para a indústria do café

A indústria do café tem mudado muito nas últimas décadas, evoluindo de bebida energética para uma bebida social. Desde então, o café deixou de ser servido apenas num estilo típico e passou a ter vários sabores, formatos, doses e aditivos. Já lá vão longe os tempos em que você entrava na loja e pedia um café para levar sem ter de considerar opções como: pequeno, médio, largo, com nata, com açúcar, com leite, com leite de soja, com chocolate, com espuma, com shot de baunilha, etc.

Para além da variedade, a população também ficou consciente do comércio justo e sustentabilidade da indústria do café, mas muitos mais procuram novas maneiras para inovar a indústria de uma das bebidas preferidas do mundo. Aqui ficam 4 das inovações mais esperadas para o café:

Café de torneira

Imagine visitar um café e a sua bebida quente ser servida como é servido uma cerveja: na bica. A ideia ainda está nos primeiros protótipos, mas esta torneira iria servir café acabado de fazer que poderia ser personalizado com o auxílio de uma app para o seu smartphone. Na app pode ajustar o nível de café, o tipo de leite e o nível de espuma, que será preparado em menos de 15 segundos!

Novas embalagens

Diversas têm sido as empresas que têm procurado formas inovadoras de embalar seu café sem ser nas cápsulas tradicionais de máquinas. Entre algumas das escolhas preferidas dos consumidores, estão os café em formato de saco de chá, um dispensador gradual que se mantém compacto mas não necessita de máquina de café, e os cafés da marca Dando. Dando criou uma nova embalagem de café 100% reciclável, que por si só é composto em 75% por materiais reciclados. A embalagem patenteada conta com uma nova tecnologia que reduz a circulação de oxigênio e umidade, aumentando o período de vida do café e o seu sabor.

Entrega especial

Por vezes as filas no café podem ser longas para você adquirir a bebida que o vai fazer sobreviver mais um dia no escritório. Seja esse o seu caso, ou qualquer outro motivo para evitar chegar atrasado no emprego, poderá muito em breve ter uma inovadora solução: drones. Já se pode encontrar em algumas cidades no mundo, drones que fazem entrega de cafés até si, esteja onde estiver. Se tiver um dia atarefado, certamente não terá tempo de ir visitar o seu café local, invés, com um simples clique, pode receber o seu café em apenas alguns minutos com o auxílio destes drones.

Baristas automáticos

Uma nova linha de montagem poderá aparecer no seu café local, ao ver o típico barista substituído pelo braço robótico que pode encontrar com frequência em fábricas de automóveis. Em São Francisco, EUA, já existe o Café X, um café operado por robôs sem qualquer intervenção humana. Esse robô não tem qualquer tipo de interação social com os clientes devido à ausência de comandos de voz e outras características, no entanto, tem recebido excelentes comentários dada a alta eficiência da máquina a completar os pedidos num curto período de tempo.

FONTE: JORNAL NOVA FRONTEIRA