4 formas de investimentos em startups e aumentar suas chances de ter um bom retorno

Sendo em grupo ou individuais, os investimentos servem para ajudar as startups a alavancarem seus negócios.

O brasileiro passa a se preocupar cada vez mais com seu dinheiro e busca alternativas passíveis de aumentar sua renda. Com opções para todos os bolsos, cada modalidade de investimentos traz suas características específicas e formas diferentes de rentabilidade. Além de ajudar as startups a crescerem seus negócios, os investidores ainda podem ser beneficiados se a empresa investida alcançar bons números.

Hoje em dia, existem até programas em que os executivos ouvem os empreendedores e analisam seus pitchs para decidir se investem ou não no negócio, sendo um dos principais o Primo Startups, de Thiago Nigro.

Conheça 4 formas diferentes de investir em startups:

Crowdfunding

Sendo a forma mais democrática de investimento, o crowdfunding consiste em um grupo de investidores com cada um colocando uma quantia mais baixa de dinheiro, que no final acaba sendo um bom dinheiro para a startup que recebe. O significado de crowdfunding vem da junção de duas palavras em inglês: “crowd” (“grupo de pessoas”) e “funding” (“financiamento”). a modalidade é vista como um dos caminhos iniciais para aqueles que querem começar a investir em empresas.

Investimento-anjo

Uma forma mais direta de investimento, essa modalidade geralmente é realizada por apenas um executivo por vez, por troca de uma porcentagem da empresa, o executivo injeta dinheiro no negócio. Essa forma de investimento é mais recomendada para executivos já estabilizados no mercado e com maior experiência, por se tratar de uma forma individual de colocar seu dinheiro.

Aquisições e aportes

A forma mais comum de receber investimento, os aportes permitem que as empresas aumentem seus caixas com boas quantias enquanto cedem parte de seu negócio, podem ser feitos por empresas ou por investidores individuais. Com as aquisições, empresas maiores do mercado acabam comprando startups e negócios menores que podem ajudar com suas dores ou melhorar seus processos, inserindo-os em seus portfólios.

Fundos de investimentos

Destinados para aqueles com pouca experiência de mercado, os fundos de investimentos são coordenados, na maioria das vezes, por ventures capitais do mercado. Neles, os investidores compram cotas que serão repassadas para várias startups como investimento ao mesmo tempo. À medida que as empresas aumentam seus lucros, os investidores recebem os benefícios atrelados à quantidade de cotas que possuem.

FONTE: https://startupi.com.br/4-formas-de-investimento-em-startup/