ago 09

30 segundos de luz solar e pronto: nova bateria carrega aparelho por horas

Bateria alimentada por luz solar permitiria que smartwatches jamais precisassem ser recarregados na tomada Imagem: iStock

Cientistas do Instituto de Tecnologia Avançada de Surrey (ATI), na Inglaterra, estão desenvolvendo um protótipo de bateria renovável e recarregável que pode ser revolucionária. Com apenas 30 segundos de luz solar, ela é capaz de carregar dispositivos como smartwatches por horas.

A pesquisa foi publicada na revista Materiais de Armazenamento de Energia e pode ser encontrada no periódico SienceDirect.

“Esta tecnologia fornece uma estratégia promissora para o uso eficiente de energia limpa e permite que os eletrônicos vestíveis sejam operados continuamente sem carregamento na tomada”, explica Jinxin Bi, doutorando na ATI.

“Nosso protótipo pode representar um passo à frente em como interagimos com vestíveis e outros dispositivos de internet das coisas, como como monitores remotos de saúde em tempo real.”

Fabricado em impressão a jato de tinta e eletrodeposição, o novo sistema combina baterias de íon de zinco e dióxido de manganês com células solares de perovskita (um composto de óxido de cálcio e titânio).

Isso garante uma alta densidade de energia (5 miliampères por centímetro quadrado) e volume comparável às microbaterias e supercapacitores de última geração fabricados por métodos convencionais.

Em um teste de laboratório, os cientistas conectaram uma lâmpada de LED a dois dispositivos foto-recarregáveis. Com apenas 30 segundos de fotocarga (carregamento por meio de luz solar), a lâmpada teve 10 minutos de iluminação contínua. Após esses 10 minutos, ela ainda manteve 57,5% do seu brilho.

“As características únicas do nosso sistema foto-recarregável ultrarrápido podem promover amplas aplicações em dispositivos portáteis autoalimentados, sistemas de energia autônomos e eletrônica de emergência”, conta dr. Yunlong Zhao, co-líder do projeto e especialista em baterias para wearables e implantáveis

O projeto, porém, ainda está na fase de protótipo, sem previsão de aplicação industrial em larga escala.

FONTE: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/08/09/com-30-segundos-de-luz-solar-esta-bateria-carrega-aparelhos-por-minutos.htm