3 setores que serão afetados pelo 5G

Já em funcionamento na Coreia do Sul e em algumas partes dos Estados Unidos, o 5G promete acelerar algumas inovações

A REDE PERMITE QUE MAIS DISPOSITIVOS TENHAM ACESSO À INTERNET AO MESMO TEMPO E EM UMA VELOCIDADE MAIS RÁPIDA (FOTO: GETTY IMAGES VIA BBC NEWS BRASIL)

Já em funcionamento na Coreia do Sul e em algumas partes dos Estados Unidos, o 5G promete acelerar algumas inovações. A rede permite que mais dispositivos tenham acesso à internet ao mesmo tempo e com uma velocidade maior.

“O 5G terá um impacto enorme na vida das pessoas”, diz Laila Worrell, CEO da empresa de tecnologia Altran, à CNN. “Vamos ver um grande avanço na qualidade de vida que o 5G pode oferecer para os indivíduos.”

Carros autônomos
Algumas empresas como GoogleHuawei e Tesla têm investido em veículos autônomos, mas ainda sofrem com algumas barreiras. A solução pode estar no 5G. A rede permitirá que os carros se comuniquem entre si e com os sensores nas vias muito mais rapidamente. Assim, os veículos conseguirão se ajustar mais efetivamente a qualquer mudança no trânsito, seja na redução de velocidade ou mudança de faixa de um carro do lado, por exemplo.

Apicultura
O 5G ainda pode trazer benefícios ao meio ambiente se aplicado na agricultura. Para David Houghton, gerente geral de soluções de rastreamento da NimbeLink, o 5G e a internet das coisas (IoT) podem ajudar a proteger as abelhas – fundamentais para o equilíbrio do ecossistema e, consequentemente, para a oferta mundial de alimentos.

Junto com a The Bee Corp, a NimbeLink desenvolveu um sistema de sensores de rastreamento que coleta dados sobre a temperatura, umidade, movimento e localização das colmeias em tempo real.

6G
O 5G ainda está em fase de testes no Brasil – a previsão é de chegar ao país em 2023 – mesmo assim, os cientistas já estão planejando os próximos passos. Para Ari Pouttu, professor de ciências da Universidade de Oulu, na Finlândia, o 6G, que é esperado para 2030, será uma rede para além do smartphone. “Vamos jogar os smartphones fora e pensar em como os humanos interagem com a infraestrutura “, diz Poutto.” Você pode ter superfícies inteligentes com componentes eletrônicos, óculos inteligentes para ter dispositivos em todos os lugares”, diz à CNN.

FONTE: ÉPOCA