ago 22

3 novas tecnologias que estão mudando a construção civil

Confira importantes aliados do setor que já utiliza as inovações para a gestão e otimização de obras

Foto: Adobe Stock

De acordo com dados da FGV, o INCC (Índice Nacional Da Construção Civil) teve alta de 7,20% neste ano, chegando a 2,81%, comparado ao mesmo período de 2021, que indicava 2,30%. O aumento do INCC impacta diretamente no preço dos imóveis e materiais de construção. Por isso, o setor tem buscado alternativas para facilitar, acelerar, otimizar a gestão e, principalmente, não gerar um impacto  no custo final das obras.

Neste contexto, soluções em realidade virtual, inteligência artificial, drones, bioconcreto, construções verdes, entre outras, têm gerado uma verdadeira revolução no mercado de construção civil.

Segundo Antonio Fascio, CEO da 3F Group, empresa proprietária do OrçaFascio, software líder de mercado com foco em orçamentos de obras, a realidade virtual e a inteligência artificial chegam justamente para ajudar a evitar gastos mais elevados e estar em alinhamento com a agenda ESG.

“O padrão da construção civil é antigo. A tecnologia tem sido um ótimo aliado e devemos seguir investindo em novas transformações digitais de otimização. Só assim será possível ganhar agilidade na oferta de serviços, tempo, custos e a garantia de construções mais sustentáveis”, pontua ele.

O CEO do grupo que lançou recentemente o e-book: A importância da tecnologia e da inovação na construção civil,  elencou três tecnologias e inovações no setor da construção civil que irão revolucionar a gestão, tornar as construções mais sustentáveis, evitar o desperdício de materiais e reduzir os custos das obras.

1. Realidade virtual e inteligência artificial

A realidade virtual e a inteligência artificial chegam justamente para contribuir na melhoria do cenário. Afinal, a inteligência artificial proporciona melhor visibilidade de dados e indicadores do projeto, além de ampliar a previsão de algumas situações ao longo da obra.

A realidade virtual ou realidade aumentada (RA), facilita o trabalho de arquitetos que podem usar a tecnologia para corrigir erros de forma prévia, analisando o projeto inteiramente através de um panorama expansivo e garantindo ao consumidor final, uma imersão real no imóvel ou obra a ser realizada.

2. Bioconcreto e construções verdes

De acordo com estudo da consultoria IDC, já existem muitos negócios realizando as mudanças necessárias em seus processos e modelos de atuação, por meio do uso de materiais sustentáveis e na edificação de projetos ‘verdes’. Neste contexto, diversas empresas, preocupadas com a redução dos impactos ao meio ambiente, já estão reutilizando recursos para gerar economia de insumos, inclusive ambientais.

Neste caso, vale destacar o bioconcreto ou concreto inteligente, solução para o andamento de deterioração dos materiais expostos ao tempo, consistindo em uma mistura capaz de gerar microrganismos (bactérias) para produzir calcário, preenchendo as fissuras no concreto.

3. Drones

Os investimentos em tecnologia e inovação seguem também com o uso de drones na construção civil, podendo ser utilizados em auditorias realizadas em obras, principalmente em locais de difícil acesso.

Além disso, o   uso da tecnologia tem diversos benefícios como a gestão do canteiro de obras, ganho em velocidade na execução de análises e evita que os colaboradores estejam em lugares de risco, como em coberturas e andaimes.

“Com tantas tecnologias e novos processos surgindo ao longo dos anos na construção civil, teremos que nos adaptar aos negócios sustentáveis. Uma dica valiosa é estar atento a estas novas possibilidades e buscar boas soluções que dinamizem todo o trabalho, seja para a elaboração ou manutenção de um projeto”, conclui Fascio, CEO da 3F Group.

FONTE: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/3-novas-tecnologias-que-estao-mudando-a-construcao-civil,34a51dcc83bbc36e21c1983bef38c3e1xpoiw59j.html