3 funcionalidades essenciais a uma boa plataforma IoT, segundo Gartner

Para garantir compatibilidade, empresas devem investir em plataformas IoT baseadas em um ecossistema de múltiplos fornecedores e soluções, diz estudo da consultoria.

O segmento de IoT deve continuar em franco crescimento, tornando crucial para as empresas a escolha da plataforma a ser utilizada para suportar novas aplicações. Consideradas “o backbone” da Internet das Coisas, essas plataformas representam um novo segmento de mercado, ainda em surgimento. O estudo “Key Considerations for Your IoT Ecosystem“, do Gartner, em parceria com a T-Systems, aponta que esses mercado deve crescer consideravelmente nos próximos anos, por conta das funcionalidades e destas plataformas trazerem ainda mais valor para vários processos de negócios.

O estudo define as plataformas IoT como soluções de software capazes de gerenciar tecnicamente dados.  E afirma que um questionamento que deve ganhar força junto com o crescimento deste mercado é saber como definir qual plataforma é a mais adequada para cada negócio, já que todas as empresas vão precisar de plataformas que garantam flexibilidade e a expansão de seus desenvolvimentos na área.

De acordo com o estudo, a escolha da plataforma deve estar alinhada à estratégia de IoT da empresa e seu modelo de negócios. Esta definição pode vir de um estudo sobre os problemas que a empresa quer resolver e uma priorização dos serviços a serem implementados.

Neste cenário, a melhor escolha seria uma plataforma baseada em um ecossistema de múltiplos provedores e soluções combinados em um espaço simples de usar.

Nesse sentido, o estudo aponta três funcionalidades essenciais a uma boa plataforma IoT:

1 . Suporte a aplicações – para a customização de soluções IoT;

2 . Consolidação de dados e armazenamento – para capturar e armazenar dados e gerar insights;

3 . Gerenciamento de conectividade – para conectar automaticamente sistemas, redes e equipamentos.

Nos mercados onde as plataformas IoT começaram para amadurecer, a importância de desenvolver novos serviços se torna o próximo desafio para líderes de unidades de negócios de tecnologia. Para endereçar este desafio, os líderes de TI e das unidades de negócios devem:

• Projetar e desenvolver plataformas IoT que são extensível e aberto ao uso de IOT externo Serviços.

• Implementar modelos de preços que alcancem um retorno econômico justo do IoT padronizado plataforma.

• Prosseguir o desenvolvimento de novos serviços IOT tais como bibliotecas analíticas, monetização de dados e ferramentas de governança e segurança avançada características. Isto para melhorar  as suas, como bem como outras plataformas IoT.

Esse roteiro, na opinião dos realizadores do estudo, fornece uma visão sobre o que precisa para ser feito com a plataforma existente, e o que precisa ser desenvolvido para mercados futuros.

FONTE: CIO FROM IDG