Conheça acessórios que deixam a sua TV inteligente

Conheça acessórios que deixam a sua TV inteligente

Pequenos acessórios que transformam praticamente qualquer televisão em um modelo “Smart”. Com eles assim, simplesmente conectados a uma saída HDMI, é simples e prático consumir conteúdo online em uma tela bem maior que qualquer tablet ou smartphone. É verdade, a maioria das TVs disponível no mercado – inclusive modelos de entrada – já é “inteligente”. Em todas é possível baixar aplicativos e até espelhar a tela do seu celular. Mas nem todo mundo tem um aparelho assim ou pretende investir tão cedo para comprar uma TV conectada. E mesmo para quem já tem uma Smart TV, poucos sistemas operacionais nativos são realmente amigáveis e rápidos. É por isso que esses “caras” aqui fazem tanto sucesso!…

Na prática, os dispositivos são bastante parecidos – claro, cada com suas peculiaridades. O importante é que o preço da maioria não chega perto do que custa uma TV nova conectada e todos trazem o que quase todo mundo procura em uma TV conectada: YouTube, Netflix, Facebook e muita praticidade no sofá de casa.

O novato da turma é o Fire TV Stick, da Amazon. O dispositivo foi o último a ser anunciado no Brasil. A instalação é muito simples: basta conectar o aparelho em uma saída HDMI, ligar na tomada e pronto – aliás, todos são assim. Como era de se esperar, é preciso criar uma conta Amazon para fazer login. O modelo traz um controle remoto exclusivo também bastante simples de se usar. Mas, se preferir, o usuário pode baixar o aplicativo oficial e controlar tudo através do smartphone. O Fire TV Stick possui processador quad-core, 1 giga de memória RAM e 8 gigabytes de armazenamento interno. Ele suporta vídeos e filmes em resolução Full HD e custa 290 reais. O Fire Stick já conta com mais de 4 mil apps e jogos disponíveis para download.

A Apple TV é mais um xodó dos fãs da marca. A nova versão está entre os modelos mais potentes que a gente experimentou – processador A10X Fusion e 3 giga de memória RAM. Por outro lado, é também o mais caro. A versão com 32 Giga de armazenamento interno custa 1300 reais – aí já é até mais caro do que algumas TVs de entrada. A nova geração suporta vídeos e filmes em 4K e o modo HDR. Claro, para consumir conteúdo 4K você vai precisar de uma TV que também seja 4K. A mesma coisa vale para o HDR. A Apple TV é extremamente rápida. O controle remoto dedicado tem microfone para comandos por voz e uma área sensível ao toque para navegar. Um aplicativo exclusivo também permite controlar o dispositivo a partir do smartphone. Como é de se esperar, o funcionamento é perfeito com outros dispositivos da marca, como um iPhone, por exemplo; dá para espelhar a tela do smartphone na TV, jogar conteúdo do celular para a TV e controlar uma série de coisas.

A Nvidia Shield TV é o dispositivo mais notável e elegante na estante. Assim como o Chromecast, que a gente vai falar daqui a pouco, ela usa todo sistema conectado aos serviços do Google. E, como a nova Apple TV, suporta HDR e qualidade 4K. Controle remoto exclusivo, facílima instalação e uma série de apps da Google Play. Aliás, o foco principal da Shield TV são os games. Com 16 giga de memória interna, 3 giga de RAM, o grande diferencial da caixinha é o processador gráfico de 256 núcleos. Existe até um joystick exclusivo para jogar. O modelo ainda não está oficialmente disponível no Brasil. É possível, sim, encontrá-la para venda em alguns sites. Nos Estados Unidos, o preço oficial são 150 dólares ou 170 com o joystick no pacote.

Por último, deixamos o dispositivo mais popular – e também mais acessível – para conectar sua TV; o Chromecast. Assim como os outros, sua instalação requer apenas uma entrada HDMI na TV. Ele suporta vídeos em qualidade Full HD. A grande diferença é que o Chromecast é o único dispositivo que precisa de um smartphone ou computador para transmitir o conteúdo para a TV. Sozinho, ele não funciona. Ele não tem controle remoto, tudo é feito através do seu próprio dispositivo. É muito fácil, em todo lugar que houver esse ícone, é só clicar que o conteúdo passa a ser exibido na tela da TV. A gente encontrou o Chromecast em grandes varejistas online por até 200 reais; o mais econômico de todos. A gente não precisa nem dizer, mas todos os serviços do Google funcionam perfeitamente bem com o Chromecast; fora isso, milhares de apps já são compatíveis com o aparelho.

Agora que você já conhece as opções, só fica de fora quem quiser. Tem para todos os gostos e todos os bolsos. Além de dar uma sobrevida aos aparelhos sem conexão, os sistemas operacionais desses dispositivos são infinitamente mais fáceis de serem usados e também mais rápidos que a maioria das Smart TVs.

 

FONTE: OLHAR DIGITAL