10 metaversos que podem triunfar em 2023, segundo pesquisa

Plataformas de metaverso ainda chamam a atenção por liberdade de criação em espaço com experiências imersivas; conheça as principais que podem fazer sucesso este ano.

Metaverso pode voltar a fazer sucesso em 2023 após um 2022 morno (Reprodução/Reprodução)

metaverso virou assunto em 2021 e, apesar do tema ter perdido força nos últimos tempos, plataformas do setor podem voltar a fazer sucesso em 2023 ao oferecer liberdade de criação e experiências imersivas para os usuários.

A novidade que ganhou a boca do povo em 2021 não é exatamente uma novidade. O termo “metaverso” foi criado em 1992 por Neil Stephenson no livro de ficção-científica chamado “Snow Crash”. No entanto, desde então este mundo virtual esteve apenas no mundo da ficção, até que a tecnologia blockchain proporcionou as ferramentas necessárias para que ele se tornasse realidade em diversas plataformas.

Apesar disso, estas plataformas ainda são muito novas e enfrentam dificuldades em se inserir no cotidiano da população em massa. Segundo especialistas, este será o principal desafio do metaverso nos próximos anos, mas ele pode prosperar depois de um ano de desenvolvimento sólido em 2022.

No futuro, a internet pode deixar de ser uma tela que separa dois mundos para se tornar uma fonte de experiências imersivas para quase tudo, como jogos, trabalho e eventos.

Uma pesquisa recente do CoinGecko determinou quais seriam as 10 plataformas com a maior chance de triunfar e fazer sucesso em 2023. Todas elas funcionam por meio da tecnologia blockchain e algumas delas possuem suas próprias criptomoedas, como Decentraland e The Sandbox, apresentando uma possibilidade alternativa de investimento para além do entretenimento virtual.

1. Decentraland

Segundo a pesquisa do CoinGecko, o metaverso Decentraland é o que tem mais chances de prosperar em 2023. A plataforma de código aberto funciona através do blockchain Ethereum e permite que seus usuários tenham avatares personalizados e participem dos mais variados eventos.

Grandes marcas como Tommy Hilfiger e Forever 21 já possuem seus terrenos em Decentraland, além de celebridades. Entre os eventos realizados neste metaverso estão semanas de arte e de moda, além de um festival de música.

Para participar, não é necessário ter um terreno na plataforma, apesar de também ser possível alugar um. Além disso, uma versão adaptada para óculos de realidade virtual já está disponível para aqueles interessados em uma experiência ainda mais realista.

A criptomoeda nativa da plataforma é a MANA, em 47º lugar no ranking de valor de mercado do CoinMarketCap.

2. The Sandbox

The Sandbox é outro que estrela entre os principais metaversos da atualidade. Em segundo lugar segundo o CoinGecko, a possibilidade de construir experiências 3D através de ferramentas simples e o lançamento de funções multiplayer e streaming podem fazer com que a plataforma prospere em 2023.

Grandes nomes como Snoop Dogg, Atari e The Walking Dead já possuem seus terrenos em The Sandbox. No espaço da Atari, por exemplo, é possível relembrar jogos clássicos de videogame.

The Sandbox possui sua própria criptomoeda, a SAND, que está atualmente em 54º lugar em valor de mercado segundo dados do CoinMarketCap.

3. Hyperfy

Segundo o CoinGecko, a Hyperfy fica em terceiro lugar ao fornecer ferramentas para que os usuários construam não apenas experiências 3D, mas mundos virtuais inteiros que podem ser comercializados livremente.

Construída em cima do blockchain Ethereum, a plataforma atrai muitos artistas digitais que usam a Hyperfy para exibir seus trabalhos.

Confira a lista completa dos 10 metaversos que podem prosperarm em 2023:

1. Decentraland
2. The Sandbox
3. Hyperfy
4. Substrata
5. Voxels
6. Somnium Space
7. Spatial
8. Matrix World
9. NFT Worlds
10. Netvrk

O relatório ainda menciona uma pesquisa recente da Accenture, que estima um valor de mercado de US$ 1 trilhão (o mesmo do mercado de criptomoedas atualmente) para o metaverso até 2025. Além disso, 55% dos consumidores desejam se tornar usuários ativos do metaverso e 90% deles querem fazê-lo ainda em 2023, o que pode impulsionar ainda mais a adoção da tecnologia.

O metaverso poderá integrar no futuro o que ficou conhecido como a Web3, a nova fase da internet. Descentralizada, a Web3 abandona o monopólio de dados que atualmente está nas mãos de grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook, para integrar a tecnologia blockchain, criptomoedas, NFTs, metaverso, inteligência artificial e muito mais.

FONTE: https://exame.com/future-of-money/10-metaversos-que-podem-triunfar-em-2023-segundo-pesquisa/