ago 31

1° piso solar doméstico é comercializado em Budapeste

Budapeste, a capital da Hungria, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Habitada inicialmente por tribos celtas, o que não faltam são histórias para contar. Mas, o destaque hoje vai para sua face nova e moderna. Por lá, já é possível comprar um piso que gera energia solar cuja eletricidade pode ser devolvida à rede elétrica da própria casa.

O que é o piso solar

O pavimento é feito com célula de silício monocristalino, que é montado em vidro temperado. A partir daí é incorporado a uma estrutura feita de garrafas plásticas PET recicladas. O produto é desenvolvido pela empresa húngara de tecnologia chamada Platio, que é especializada na criação de materiais de construção sustentáveis.

Entre as vantagens do produto, a manutenção é mais simples, se comparada com os painéis solares montados em telhados. O uso de plástico reciclado garante um produto mais durável que o concreto, afirma a companhia.

À primeira vista, o piso parece uma armadilha para escorregões, mas a segurança é garantida pelo fato de que ele é antiderrapante. Nem mesmo o design estético foi descuidado. Os “ladrilhos” solares estão disponíveis nas cores preto, vermelho, azul e verde.

Eficiência

A Platio afirma que, com apenas 20 m², o piso que gera energia solar pode suprir o consumo anual energético de uma família média. Para quem tem veículos elétricos, a energia também pode ser usada para abastecê-los.

Outros usos

Em 2019, a Platio instalou 6,47m² de piso solar no pátio de um shopping center. O produto foi ligado a uma pequena estação de recarga, de modo que, mesmo pequeno, era suficiente para recarregar celulares.

Os usos são variados. O pavimento já foi testado em parques, praças e até em uma infraestrutura marítima -, aliando a tecnologia a mobiliários customizados. Segundo a Platio, o produto também pode ser instalado em calçadas, terraços, varandas e pátios.

Imagine uma casa com pavimentação solar, telhado solar e bateria doméstica para armazenamento do excedente. É o paraíso da autossuficiência energética. Acompanhe mais exemplos de tecnologia em nosso canal Inovação.

Pavimento solar em estradas

A novidade deste produto está realmente em seu uso doméstico. Outras companhias e até mesmo a Platio, inicialmente, já testaram pavimentos solares em calçadas, ciclovias e até em rodovias. A empreitada mais famosa ficou por conta da França que planejou mil quilômetros de estradas solares.

FONTE: https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/piso-solar-domestico-budapeste/?fbclid=IwAR27s295-iOFqNcS5wmZOm6dfCa5ByvgSOAV8HuQD4DoNOUrFEkAAAXFnPg