ago 02

Em 2020, IoT estará completamente implementada. Estamos preparados?

O instituto de pesquisa Gartner estima que mais de 20 bilhões de coisas estarão conectadas

O instituto de pesquisa Gartner estima que mais de 20 bilhões de coisas estarão conectadas

A internet das coisas (IoT) é uma das tecnologias que prometem aumentar o crescimento das empresas, ao oferecer mobilidade e acessibilidade, facilitando a vida das pessoas ao mesmo tempo em que otimiza a produtividade. Mas, será que conseguirá alavancar o crescimento do País?

Conforme estudo desenvolvido sobre o impacto da IoT na economia nacional pela McKinsey, em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) e o escritório de advocacia Pereira Neto Advogados, em 2025, a internet das coisas pode gerar receita de até US$ 200 bilhões por ano no Brasil.

Diante desse cenário, é necessário analisar o nível de preparação para adoção dessa nova tecnologia, especialmente dos ecossistemas da estrutura de TI nas empresas. Rinaldo Câmara Gonçalves, analista de Sistemas Embarcados da Kron Medidores, falará sobre o tema no IT Forum Expo. O evento promovido pela IT Mídia será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

No espaço, o especialista mostrará como o ecossistema para a internet das coisas está pronto e ao mesmo tempo não está. Segundo ele, os problemas de conectividade já foram resolvidos pela engenharia eletrônica, as plataformas de cloud estão prontas e o mercado conta com tecnologias como analytics, big data, inteligência artificial, computação cognitiva e bancos de dados protegidos. Contudo, ainda falta ajustar algumas questões associadas ao acesso às bases de informação. O profissional apresentará essas questões a serem resolvidas na adoção e IoT junto com outros pontos relacionados ao talento humano envolvido no processo.

Gonçalves tem MBA em Gestão e Qualidade de Software, é bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Eletrônica. Trabalha com diversas tecnologias de microcontroladores e microprocessadores, ESP e linguagens de programação: Assembly, Java, Android, e novas tecnologias como IoT, Cloud, Gateway IoT (Raspberry Pi) e metodologias ágeis.

IT Forum X 2018

O IT Forum X é um evento B2B que reúne toda a comunidade cuja vida profissional é influenciada pela Tecnologia. Transportes, Supply Chain, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, TI, Finanças, Compras, entre outros, reunindo as principais empresas de tecnologia e telecom com os decisores do mercado.
Realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo, o evento oferece experiências com muita interatividade e conteúdo de alta qualidade.
Quer participar? Inscreva-se aqui.

FONTE: